Adriano de Souza lança biografia ‘mais pura possível’

O campeão mundial troca a parafina pela caneta e traz aos fãs do surfe a sua trajetória desde o Guarujá até o título de Pipe Masters

imagem cameraMineirinho consquistou Pipe Marters no ano de seu título mundial (Foto: Divulgação/Rafaski)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 05/05/2017
15:17
Atualizado em 06/05/2017
15:20
Compartilhar

Acostumado às melhores ondas do mundo, Adriano de Souza dropou, na tarde desta sexta-feira, um swell diferente. Na Livraria Saraiva do Shopping Pátio Paulista, o determinado Minerinho lançou, ao lado da escritora Márcia Vieira, a sua biografia, intitulada "Como se tornar um campeão"

Longe das águas, o Capitão Nascimento está empolgado para viver este novo desafio.

- Vai ser legal. Não é a área que eu estou acostumado. Eu nunca tive uma experiência assim de estar numa livraria. Acho que vai ser uma experiência única e eu espero aproveitar ao máximo - comentou Adriano.

O melhor brasileiro na temporada 2017,  com a quarta colocação do ranking da Liga Mundial de Surfe (WSL, em inglês), só fez uma exigência para a autora que, segundo ele, foi cumprida.

-  Uma coisa que eu sempre mencionei para a Márcia foi que eu queria ser o máximo honesto e reto possível para que a minha história seja mostrada o mais pura possível. Acho que a Márcia conseguiu extrair o máximo disso e colocar no livro.

A cariosa que teve uma passagem pelo jornalismo esportivo no Jornal dos Sports, comentou que não foi fácil desvendar a história de Adriano, devido a timidez do surfista.

- A nossa primeira conversa foi por Skype. Eu tinha feito uma super pesquisa, acordei às seis da manhã e fiz uma pergunta que demorou uns dois minutos e ele me respondeu: 'É'. 

Porém, com a convivência, o Mineirinho foi se soltando e deixando Vieira adentrar em sua inspiradora história de vida. O encontro pessoal entre eles em Florianópolis foi, segundo a autora, crucial para o entrosamento entre eles.

- Eu passei uma semana com ele, e lá gente conseguiu uma intimidade, ele foi se soltando e as entrevistas ficaram muito boas. Quando eu perguntei o porquê dele querer fazer o livro, ele me disse: " não quero que a minha história se perdesse" e isso foi o meu norte para estruturar o livro.

' Não queria que a minha história se perdesse'

Márcia afirma que Adriano queria uma obra muito transparente, que abordasse desde a sua infância, os momentos difíceis, como a briga com Kelly Slater, em 2010, até o seu título mundial após 11 anos de Circuito. 

A autora conta que não conhecia o mundo do surfe quando recebeu o convite da Editora Intrinseca, mas após este contato, passou a acompanhar a modalidade e deu ao Capitão Nascimento, mais uma fã. 

- Ele tem uma determinação maravilhosa, uma humildade espantosa, mas ele tem uma coisas do "cara, eu sou bom, então vou entrar no mar, seja qual for meu adversário" e ele foca nisso e vai. E eu achei isso muito bom e acredito que isso não restrinja o livro ao público fã de surfe.

Além do livro, Adriano terá, a partir desta terça-feira, a chance de inspirar o público brasileiro. A quarta parada do Circuito Mundial é em Saquarema e a organização acredita em boas ondas já nos primeiros dias. O único brasileiro campeão em Pipe Masters está na segunda bateria, com Ezekiel Lau (HAV) e Nat Young (EUA). Mineirinho conquistou o Rio Pro em 2011 e o atual campeão e o havaiano John John Florence. 

Siga o Lance! no Google News