Carlos Alcaraz se consagrou campeão do Masters 1000 em Monte Carlo e garantiu o primeiro grande título do ano. O espanhol se complicou no primeiro set, mas virou e derrotou o italiano Musetti por 2 sets a 1, com as parciais de 3/6, 6/1 e 6/0, após 1h47min de duração.
➡️Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Na manhã deste domingo (13), depois de 13 meses fora do pódio, o espanhol quebrou o jejum. Desde a vitória do Indian Wells, em março de 2024, Alcaraz não sentia o sabor de ser campeão em um Masters 1000.
➡️Alcaraz alcança marca história no tênis espanhol; superar Nadal é desafio
Com a conquista, o tenista de 21 anos garantiu seu 18º troféu da carreira e o segundo na temporada. Em Masters 1000, o espanhol acumula seis títulos em sete decisões na competição que só perde, em relevância, para os quatro Grand Slams.
O novo êxito torna o espanhol de Murcia o número dois do mundo no ranking da ATP. Alcaraz atingiu 7720 pontos, passando o alemão Alexander Zverev, que possui 7595. O primeiro lugar continua com Jannik Sinner, que acumula mais de 10 mil pontos.
Musetti, por sua vez, jogou sua maior final na carreira, a primeira de Masters 1000, e ficou nas portas do top 10, se tornando o 11º do mundo nesta segunda-feira.
Como foi o jogo?
Alcaraz largou com uma quebra, mas Musetti não se intimidou. O italiano virou para 4 a 2 e comandou a parcial até fechar por 6/3. A partir do segundo set Alcaraz minimizou os erros, passou a comandar os pontos enquanto Musetti foi sentindo o desgaste da semana, onde precisou virar quatro partidas no saibro lento do Principado. Alcaraz salvou break-point no sétimo game para fechar a parcial e, rapidamente, abriu 3 a 0 no terceiro, sem dar chances para o adversário. Musetti acusou o físico, pediu atendimento para as dores na perna e foi presa muito fácil, ficando em quadra apenas de forma protocolar.
Em Monte Carlo, Alcaraz alcança marca história no tênis espanhol
Carlos Alcaraz começou uma perseguição ao ícone Rafael Nadal ao garantir a 7º final de Masters 100 da carreira. Com a classificação, Carlitos garantiu a 7º final de Masters 100 da carreira e se tornou o segundo tenista espanhol com mais finais na competição. Com apenas 21 anos, o número dois do mundo está atrás de Nadal e empatado com David Ferrer.
Alcaraz se tornou o 3º tenista espanhol a alcançar a marca de sete finais em Masters 1000. Na lista, Nadal está em primeiro lugar com 53 finais e Alcaraz está em 2º lugar, empatado com David Ferrer, já aposentado, que também acumula sete finais.