Os times masculinos do Brasil largaram bem na etapa três estrelas de Moscou do Circuito Mundial. Alison/Bruno Schmidt (ES/DF) e Pedro Solberg/Guto (RJ) venceram os dois jogos desta quinta-feira e se garantiram nas oitavas de final, liderando seus grupos. Já Álvaro Filho/Saymon (PB/MS) e Evandro/André Stein (RJ/ES) tiveram um triunfo e um revés, e vão para a repescagem, tendo ficado em segundo na chave.
Nesta sexta-feira, ocorrem jogos da rodada dos perdedores, que define os terceiros colocados de cada grupo, além da repescagem e das oitavas de final. No sábado, as quartas de final e semifinal, e, no domingo, as disputas das medalhas de bronze e ouro dos dois naipes.
Alison e Bruno Schmidt (ES/DF), embalados pelo ouro na etapa do Rio de Janeiro, começaram a etapa vencendo os russos Maxim Sivolap e Igor Velichko por 2 sets a 0. Horas depois, triunfo também em sets diretos sobre os poloneses Michal Bryl/Grzegorz Fijalek. A parceria fecha o Grupo C em primeiro.
Pedro Solberg e Guto (RJ) também tiveram um excelente início de torneio no grupo F, superando na primeira partida os norte-americanos Billy Allen e Stafford Slick por 2 a 0, e na sequência, no tie-break, os italianos Daniele Lupo e Paolo Nicolai, vice-campeões olímpicos.
Uma das duplas de maior média de altura, Evandro e André Stein (RJ/ES) tiveram bom início, superando os bielorrussos Dziadkou e Kavalenka por 2 sets 0 (21/15, 21/18). Na partida valendo a liderança do grupo E, acabaram superados pelos norte-americanos Brunner e Patterson por 2 sets a 0, terminando em segundo na chave.
Os campeões brasileiros Alvinho e Saymon (PB/MS) também tiveram mesmo desempenho, vencendo na estreia os tchecos Ondrej Perusic e David Schweiner em sets diretos. No jogo 'dos vencedores', valendo a primeira posição, foram superados pelos jovens russos Oleg Stoyanovskiy e Artem Yarzutkin, de 20 e 21 anos. Com a segunda posição, estão na repescagem da etapa, e conhecerão os adversários nesta sexta.
No feminino, duas duplas se classificam
O Brasil começou com resultados importantes o torneio feminino da etapa de Moscou do Circuito Mundial. Das cinco duplas brasileiras na disputa, duas já se garantiram nas oitavas de final ao vencerem dois jogos nesta quinta-feira: Ágatha/Duda (PR/SE) e Larissa/Talita (PA/AL), que saíram em primeiro nas suas chaves.
Outras duas duplas que venceram o primeiro duelo, mas perderam no jogo dos vencedores, ficaram em segundo no grupo e disputarão a repescagem, casos de Carol Solberg/Maria Elisa (RJ/PE) e Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ). Os adversários só serão conhecidos na madrugada de sexta-feira, após os jogos valendo o terceiro lugar de cada chave.
Já Ana Patrícia e Rebecca (MG/CE), que perderam na estreia, voltam à quadra nesta sexta em jogo valendo a terceira posição do grupo e consequente vaga na repescagem.
Ágatha e Duda conseguiram vitórias sobre dois times europeus. As francesas Jupiter e Lusson, e as alemãs Karla Borger e Meg Kozuch, ambos em sets diretos. Já Larissa e Talita venceram na fase de grupos as russas Kholomina/Motrich e as norte-americanas Claes e Hughes, também por 2 a 0.
Carol Solberg e Maria Elisa, que estreiam parceria no evento, começaram bem superando as finlandesas Taru Lahti e Riikka Lehtonen. Na partida valendo o primeiro lugar do grupo, acabaram superadas pelas campeãs olímpicas Laura Ludwig e Kira Walkenhorst, em jogo muito equilibrado, decidido apenas no tie-break. Fernanda Berti e Bárbara Seixas tiveram caminho similar, vencendo na estreia as polonesas Gruszczynska e Kolosinska, mas perdendo a liderança da chave para as australianas Louise Bawden e Taliqua Clancy.