O brasileiro Isaquias Queiroz está classificado para os Jogos Olímpicos de Paris. No último sábado (26), na disputa do Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade, em Duisburg, na Alemanha, ele ficou a uma posição de conseguir a vaga olímpica. No entanto, o atleta herdou um espaço na competição neste domingo (27). Isso aconteceu quando o tcheco Martin Fuksa, já garantido na capital francesa através do desempenho na prova de C1 1000 metros, obteve uma vaga também no C2 500 metros.
Os atletas só podem conquistar uma vaga olímpica, mesmo que venham a competir em duas provas em Paris. Martin Fuksa foi campeão do C1 1000 metros e, com Petr Fuksa como dupla, terminou em oitavo no C2 500 metros, dentro da zona de classificação para os Jogos Olímpicos. Assim, o tcheco foi alocado para o barco de dupla e a vaga conquistada no sábado passou para o competidor mais bem rankeado, Isaquias.
+ Chamada Olímpica #01: entrevista com Sophia Medina
Com a vaga em Paris garantida, Isaquias não vai poder competir no pré-olímpico das Américas do ano que vem. Com isso, o Brasil precisará mandar outra dupla para disputar a prova de C2 500 metros. Caso conquiste vaga através do torneio, o país poderá enviar um total de três canoístas aos Jogos Olímpicos.
+ Quais modalidades estarão nos Jogos Olímpicos de Paris 2024?
Isaquias Queiroz, de 29 anos, voltou de um Campeonato Mundial sem medalhas pela primeira vez na vida. O atleta, porém, já deixou claro que o maior foco é conquistar mais uma medalha olímpica no ano que vem. Na Rio-2016, foram duas pratas e um bronze. Em Tóquio, um ouro.