Fernando Alonso afastou preocupações quanto a um possível bloqueio da McLaren que impeça a ida de Gabriel Bortoleto para a Sauber na temporada 2025 da Fórmula 1. Durante coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (19), em Singapura, que recebe a categoria neste fim de semana, o espanhol da Aston Martin afirmou que o brasileiro é um “piloto atraente” e que as coisas “podem ser resolvidas” caso a base em Hinwil se decida por ele.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Bortoleto é hoje o primeiro da fila na lista da Sauber Audi, e a consolidação do acordo é uma questão de duração contratual, conforme apurou o GRANDE PRÊMIO esta semana. Enquanto a McLaren, equipe à qual Gabriel pertence, aceita empréstimo por dois anos por querê-lo disponível pós-2026, a esquadra chefiada por Mattia Binotto pede quatro.
Bortoleto, no caso, é um dos que representam a aposta em um “jovem talento a médio e longo prazo”, conforme dito pelo representante da equipe, Alessandro Alunni Bravi. Outro que possui esse perfil é Franco Colapinto, que surgiu na briga por conta das boas performances com a Williams nas duas últimas corridas, soube o GP.
➡️ McLaren não vai impedir Bortoleto de correr pela Sauber na F1, mas gostaria de mantê-lo
As jornalistas presentes em Marina Bay, Alonso, que é empresário de Bortoleto, falou sobre o papel que tem desempenhado para o rapaz nesse momento.
— Não é fácil aconselhar, cada pessoa é diferente. Ele é um talento incrível e é o único novato de verdade a liderar Fórmula 3 e Fórmula 2, porque o resto fez dezenas de testes com F1 ou F2, enquanto Gabriel é um puro ‘rookie — salientou.
— O Brasil tem muita história na F1, talvez haja alguma pressão, mas temos de dar tempo. A hora dele na F1 vai chegar, não há necessidade de procurar atalhos que possam comprometer o desenvolvimento do talento que ele tem. Ele tem de vir para a F1 na hora certa, com o ambiente e a equipe certos — frisou Alonso.
➡️ Neymar incentiva brasileiro que está próximo da Fórmula 1: ‘Pronto para fazer história’
Ao ser questionado especificamente sobre a Sauber, Alonso disse que “a equipe tem de tomar decisões”, porém “Gabriel é atraente”. Depois, ainda deixou claro que o impasse contratual não é preocupação. “Nunca há problemas na F1, as coisas podem ser resolvidas”, garantiu.
Por fim, Alonso avaliou a performance dos novatos Colapinto e Oliver Bearman no Azerbaijão e felicitou-os pelos pontos conquistados. “Eles fizeram um trabalho incrível, crédito para eles. Eles estão mais preparados, sim. Fazem simulador, testes com carros antigos e assim por diante, mas esses testes não são a mesma coisa que correr em circuito de rua.”
— O campeonato tem 24 corridas e o desafio é ter um desempenho neste nível durante 12 meses. Até agora eles têm se saído bem, e isso é bom para o esporte e para o futuro — encerrou Alonso.