Ana Marcela Cunha e Diogo Villarinho conquistaram neste domingo o título do Troféu Maria Lenk de maratonas aquáticas. Na Praia Vermelha, no Rio de Janeiro, a dupla garantiu a classificação para o Mundial de Esportes Aquáticos, que acontece em julho, em Gwangju, na Coreia do Sul, na prova dos 5 km.
Ana Marcela tomou a ponta da prova na segunda volta e não largou mais para vencer com o tempo de 56m02s00. Viviane Jungblut, que chegou a liderar uma parte da disputa, terminou em segundo com 56s02s10 e também carimbou o passaporte para o Mundial na prova. Betinha Lorscheitter completou o pódio, com 56m02s20.
– A Viviane e eu estamos muito bem a nível mundial. Foi uma prova boa, um bom treinamento e mostra que estamos no caminho certo. Foi uma prova bem forte, pois o pessoal que está aqui também vai disputar a piscina e todos estão em ótima forma – falou a campeã.
Entre os homens, Diogo começou a prova liderando o pelotão. Na primeira volta, ele liderava a disputa. Na segunda, Luiz Gustavo Barros apertou o ritmo e passou a liderar a prova. Da terceira volta em diante, Villarinho tomou a liderança para vencer com o tempo 58m46s. Fernando Ponte e Allan do Carmo empataram em segundo lugar: 58m48s. Com o empate, a classificação fica, temporariamente, indefinida. A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) emitirá um boletim com a convocação em alguns dias.
– Fiquei em terceiro na prova de 10 km e não tinha garantido a vaga ainda. Ficou aquele sentimento do quase, mas, agora, está tudo certo. Estou mais aliviado. É uma felicidade grande estar no meu terceiro Mundial. Poucos nadadores têm três Campeonatos Mundiais na carreira. Estou bem feliz e com a expectativa para o Mundial – contou Villarinho.
O Maria Lenk segue, agora, com as provas de piscina. A partir desta terça-feira, no Parque Aquático Maria Lenk, os melhores nadadores do país tentam vagas para a Seleção Brasileira que irá ao Mundial e aos Jogos Pan-Americanos.