Uma das maiores lendas da Fórmula 1 completa 56 anos nesta sexta-feira (3). Michael Schumacher deixou um grande legado para categoria, com a sua excelência técnica e espírito competitivo. O alemão acumulou diversos recordes e se consagrou um dos grandes nomes do automobilismo. Aproveitando a data, o Lance! mostra as curiosidades, dentro e fora das pistas, da vida de Schumacher.
➡️ Albon vê Sainz como ‘bom líder’ na Williams: ‘Conhecimento de Ferrari vai ajudar’
➡️ Irmão exalta capacidade de Schumacher em desenvolver carro: ‘Hamilton nunca fez isso’
Início da carreira
Schumacher nasceu em Hürth, na Alemanha, em 1969. Começou a correr aos cinco anos, no kartódromo administrado pelo seu pai em Kerpen, no território alemão. Apesar disso, Michael só entrou nas competições a partir de 1983, quando conseguiu a licença para correr de Kart. O carro usado na época corria com pneus usados, porque sua família não possuía dinheiro para comprar novos.
A estreia nas pistas aconteceu em 1988. O alemão ganhou o campeonato de Fórmula König. Dois anos depois, venceu a Fórmula 3 alemã.
Estreia na F1 (graças a uma briga)
A carreira na Fórmula 1 começou em 1991. Na época, Bertrand Gachot, primeiro piloto da Jordan, foi preso por envolvimento em uma briga. O empresário de Schumacher se propôs a pagar os US$ 237 mil que Eddie Jordan pedia para substituir o francês e o convenceu de fechar o acordo.
O empresário afirmou que Michael era especialista no circuito de Spa-Francochamps. Porém, anos depois Schumacher contou que se tratava de uma mentira: “Eu havia dado apenas uma volta de bicicleta na pista”.
➡️ Papo com Helio Castroneves: 2025 será repleto de novidades. Aguardem!
Adotou uma 'caramelo' brasileira
No ano de 1996 durante o GP de São Paulo, Schumacher já era bicampeão mundial e estava na sua temporada de estreia pela Ferrari. Nos bastidores do circuito, uma cadelinha caramelo vagava em busca de alimento e abrigo, chamando a atenção do piloto.
Ao ver um fiscal tentando afastar o animal com chutes e gritos, Michael e interveio. O heptacampeão descobriu que o animal era um visitante recorrente no local, se comoveu e adotou a cadelinha.
Desde este momento, Flea (pulga, em inglês) foi levada para viver com a família Schumacher na Suíça. A cadelinha passou a acompanhar o piloto em viagens e corridas, tornando uma presença essencial em sua vida.
Paixão por outros esportes
Schumacher tem outras paixões além do automobilismo. O alemão também é apaixonado por futebol, e inclusive, chegou a jogar por alguns times amadores na Suíça. Quando se trata de torcer, Michael tem os seus favoritos: o FC Kohln, da Alemanha, e o Newcastle United, da Inglaterra.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Recordes que ainda detém na Fórmula 1
Schumacher ganhou 91 corridas, conquistou 68 poles, subiu 155 vezes ao pódio e fez 77 voltas mais rápidas. Mesmo que alguns destes números tenham sido batidos por Lewis Hamilton, Michael ainda possui alguns recordes difíceis de serem quebrados.
Seguem os recordes, abaixo:
- Maior campeão da Fórmula 1: Schumacher tem sete títulos. Hamilton igualou o recorde em 2020, conquistando também quatro títulos mundiais consecutivos.
- Temporadas consecutivas com vitória: de 1992 a 2006 o alemão venceu pelo menos uma corrida em cada temporada.
- Subiu no pódio em todas as corridas de única temporada: o feito foi conquistado por Schumacher em 2002, quando terminou entre os três primeiros em cada uma das 17 provas.
- Volta mais rápida em um ano: Michael é o piloto que marcou dez voltas mais rápidas em sua campanha do heptacampeonato de 2004. O recorde só foi igualado por Kimi Räikkönen em 2005 a 2008.