A carioca Anna Belém dos Santos, de 17 anos, é a nova campeã mundial sub-18 de judô! A atleta do Instituto Reação venceu suas quatro lutas, neste sábado, todas por ippon, e conquistou o título da categoria peso pesado (acima de 70kg), no torneio realizado em Almaty, no Cazaquistão.
O ouro de Anna Belém dos Santos foi a quarta medalha brasileira na competição. Sarah Souza (57kg) conquistou a prata, Matheus Pereira (66kg) ficou com o bronze, mesmo resultado de Laura Soken (44kg). Neste domingo, o Mundial segue com as disputas de equipes mistas.
Trajetória de Anna Belém dos Santos
Como era a cabeça de chave número um do Mundial, a brasileira estreou nas oitavas de final, contra a uzbeque Khosiyat Masharipova. O combate durou apenas 15 segundos. Tempo suficiente para o primeiro ippon do dia. Nas quartas, a adversária foi a italiana Asya Tavano, oitava colocada no ranking mundial. Após uma luta equilibrada, Belém repetiu o golpe e saiu vitoriosa.
Na semifinal, a brasileira superou a japonesa Ion Yamaki. Na decisão, a oponente foi Madina Paragulgova, atleta local, que contou com a torcida a seu favor. E o apoio contribuiu para um waza-ari da cazaque, logo no início. Porém, poucos segundos depois, Belém recuperou-se e aplicou novo ippon e confirmou a vitória e o título.
Outros resultados
Além dos medalhistas, o Brasil teve outros judocas no Mundial sub-18 de Almaty. Luana de Carvalho (70kg) ficou em sétimo lugar. Bernardo Rosa (+90kg) foi eliminado nas oitavas de final. Kayo Santos (90kg) se despediu da competição na primeira rodada.