Após ter bandeira do país incendiada, Azerbaijão abandona competição de levantamento de peso
Estilista nascido na Armênia ateou fogo na bandeira durante cerimônia de abertura do Campeonato Europeu
- Matéria
- Mais Notícias
O Azerbaijão anunciou que não disputará o Campeonato Europeu de levantamento de peso. A decisão se deu por conta de um acontecimento na cerimônia de abertura do evento: um estilista, que desenhou algumas roupas da mulheres que carregavam as bandeiras dos países representados por atletas na competição, ateou fogo no símbolo do país. O torneio é disputado em Yerevan, capital da Armênia, que possui relação política conturbada com o Azerbaijão.
A decisão partiu do governo do país. Autor do crime, Aram Nikolyan foi detido pela polícia presente no local. No entanto, um vídeo mostra que, após o ocorrido, o estilista recebeu as congratulações de diversas pessoas por conta do ato.
Relacionadas
+ ANÁLISE: Final entre Franca e Flamengo pode consolidar uma nova hegemonia no basquete
During the opening ceremony of 2023 European Weightlifting Championships in Yerevan Armenia, the barbaric act took place, and the Azerbaijan flag was set on fire. This is deeply unacceptable and shows that Armenia is not ready to host such events. pic.twitter.com/tOzH1xK38W
— Farid Gayibov (@faridgayibov) April 15, 2023
O abandono do Azerbaijão pode afetar diretamente na classificação de atletas da modalidade para os Jogos Olímpicos de Paris. A competição conta pontos para o ciclo rumo ao evento. Candidata a sediar o Mundial de halterofilismo em 2024, a Armênia também pode sofrer sanções por federações internacionais.
Azerbaijão e Armênia eram da URSS no último século. Quando foi dissolvida, no final dos anos 1980, os dois países passaram a disputar o território de Nagorno-Karabakh. Os conflitos ainda existem entre as potências bélicas dos dois países.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias