Astros do skate nacional marcam presença em Porto Alegre para a segunda etapa do STU Nacional

Capital gaúcha vai receber o tradicional torneio durante este final de semana 

imagem cameraPista do trecho 3 da orla do Guiába recebe a competição neste final de semana (Foto: Divulgação/STU)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 13/03/2023
20:20
Compartilhar

A nata do skate brasileiro estará reunida na etapa de Porto Alegre (RS) do STU National nesta semana, de sexta a domingo. A pista do trecho 3 da orla do Guaíba, a maior da América Latina, novamente será palco de um espetáculo das modalidades Street, de estrelas como Rayssa Leal e Pâmela Rosa, e Park, de skatistas do nível de Pedro Barros e Augusto Akio, o Japinha. Apenas quatro feras num universo de mais de 110 nomes que desfilarão talento na capital gaúcha.

A campeã Olímpica no street, Rayssa Leal vai estrear no circuito brasileiro após não participar da primeira etapa, em Criciúma (SC) por motivos pessoais. Pâmela levou o título e largou na frente no ranking 2023, com 12 mil pontos. A atual campeã nacional, Gabi Mazetto, ficou em segundo, com Ariadne Souza completando o pódio.

+ Porto Alegre recebe a segunda etapa do STU National 2023; conheça relação do skate com a cidade

- Muito bom poder disputar essa etapa em Porto Alegre. Quero continuar com esse ritmo de competição para dar sequência na temporada. Tenho certeza de que o evento vai estar lotado, da mesma forma como aconteceu em Criciúma, e com alto nível das meninas e muita disputa em cada manobra - disse Pâmela. 

Já na modalidade Park, a dupla que brilhou no Mundial de Sharjah, em fevereiro, mostrou em Criciúma que a temporada promete. Augusto Akio, que foi vice-campeão nos Emirados Árabes, e Pedro Barros, terceiro colocado, fizeram a dobradinha na etapa catarinense, com Pedro Carvalho em terceiro. Entre as meninas, Dora Varella também ousou na sua última volta, com um “Hell Flip Yndi”, e conquistou o título, deixando Fernanda Tonissi em segundo e Isadora Pacheco em terceiro.

- Seja no ambiente nacional ou internacional, nosso skate é puro. Estamos todos aqui por ele. A gente compartilha de um mesmo ideal, o que só proporciona coisas boas, sorrisos, alegria, alto astral, e tudo isso traz energia para as pessoas. O nível é surpreendente, altíssimo, com manobras quase que inusitadas, que não eram vistas até pouco tempo e estão sendo executadas em linhas de campeonatos. O skate brasileiro está de parabéns - declarou Japinha após a conquista. 

+ Agenda: STU National em Porto Alegre recebe eventos preliminares do circuito brasileiro de skate

Na etapa de Porto Alegre deste ano, a artista gaúcha Lídia Brancher, que considera sua arte figurativa, feminista e política será a responsável por assinar a identidade visual do evento. Para a ocasião, baseou seu trabalho em fatos que trouxessem elementos que fazem parte da paisagem da cidade, além de incluir e disseminar as mulheres no skate.

- A pista na orla é um espaço público que une pessoas de diferentes partes da cidade e de diferentes classes sociais, com uma das paisagens mais representativas: o local onde as pessoas se conectam com o Rio Guaíba, o pôr-do-sol e os animais que habitam esse mesmo espaço - afirmou Lídia. 

A etapa de Porto Alegra é apenas a segunda do circuito brasileiro da modalidade e acontecerá neste final de semana. O primeiro compromisso dos skatistas com o circuito do STU Nacional ocorreu em Criciúma, no mês passado. 

Siga o Lance! no Google News