A partir desta terça-feira o Centro Militar de Tiro Esportivo (CMTE), em Deodoro, Zona Oeste da capital carioca, recebe os 323 atletas de 61 países de três continentes (Américas, Ásia e Europa) para a disputa da Copa do Mundo Rio de Janeiro de Rifle e Pistola. A Cerimônia de Abertura está marcada para quarta-feira, às 16h30, no Estande de Finais, e contará com a presença entre outros do presidente da Federação Internacional (ISSF), Luciano Rossi; do Secretário Geral da ISSF, Willi Grill; da Secretaria Nacional de Esportes de Alto Rendimento, Marta Sobral; do diretor de esportes de Alta Performance do COB, Ney Wilson Pereira; e do presidente da CBTE, Jodson Edington. As primeiras provas serão disputadas na quinta-feira, a partir das 9h de Brasília, e as finais no mesmo dia às 11h15 (Pistola de Ar 10m Feminino) e 15h15 (Pistola de Ar Masculino).
“A realização de mais uma Copa do Mundo no Brasil demonstra a seriedade, o respeito e a confiança que o Ministério do Esporte, COB, Exército e ISSF têm na CBTE. Além disso, comprova o nível técnico do tiro esportivo e olímpico em nosso país e a credibilidade da CBTE nacional e internacionalmente”, explica Jodson Edington, presidente da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo. “Também será muito importante para os nossos atletas adquirirem mais experiência com esse intercâmbio, já que muitos não teriam condições de sair do país, mas vão ter a oportunidade de competir em casa ao lado dos melhores atletas do mundo”, avalia o dirigente.
A Equipe Brasileira – CBTE será representada por 23 atletas, sendo 12 homens e 11 mulheres. Os primeiros a competirem na Pistola de Ar 10m Feminino (9h) serão Brenda Rodrigues, Cibele Breide, Paula Sayuri Yado e Mariana Betoni. Em seguida, às 11h, será a vez da Pistola de Ar 10m Masculino, com a participação de Adalto Silveira, Caio de Almeida, Felipe Wu, Gustavo Hatum e Philipe Chateaubrian.
“É muito importante para o Brasil receber eventos internacionais dessa grandiosidade. Vamos ter aqui atletas de três continentes (Ásia, Américas e Europa) e isso vai fazer com que eleve o padrão e o nível das nossas competições. Além disso, aumenta a visibilidade do Brasil no cenário internacional”, explica Chateaubrian. “Outro ponto positivo é que vamos ter vários atletas que irão disputar no próximo mês os Jogos Pan-Americanos de Santiago. Com isso, vamos poder fazer uma análise prévia dos adversários e ter um termômetro do que os brasileiros podem atingir no Pan”, finaliza.
A Copa do Mundo Rio de Janeiro vai ter a participação de atletas medalhistas olímpicos e campeões mundiais, além de atletas já classificados para os Jogos Olímpicos Paris 2024. Um dos destaques internacionais é o suíço Jan Lochbihler, recordista mundial da Carabina 3 Posições 50m, que também participou da competição em 2022.
Equipe Brasileira – CBTE
Carabina de Ar 10m Masculino
Cassio Rippel, Eduardo Sampaio, Renato Agonigi e Victor Bayma Barros
Carabina 3 Posições 50m Masculino
Cassio Rippel, Eduardo Sampaio e Leonardo Vagner
Pistola de Ar 10m Masculino
Adalto Silveira, Caio de Almeida, Felipe Wu, Gustavo Hatum e Philipe Chateaubrian
Pistola de Tiro Rápido 25m Masculino
Emerson Duarte, Felipe Wu e Vladimir da Silveira
Carabina 3 Posições Feminino
Andressa Tamires, Geovana Meyer e Simone Koch
Carabina de Ar 10m Feminino
Andressa Tamires, Brenda Pereira, Geovana Meyer e Izabella da Silva
Pistola de Ar 10m Feminino
Brenda Rodrigues, Cibele Breide, Paula Sayuri Yado e Mariana Betoni
Pistola 25m Feminino
Ana Luiza Ferrão, Brenda Rodrigues, Cibele Breide, Marina Mendonça e Paula Sayuri Yado
Os 42 países inscritos são
Alemanha (13 atletas), Argentina (11), Armênia (2), Áustria (14), Bélgica (1), Bolívia (3), Brasil (23), Canadá (1), Chile (12), China (36), Colômbia (10), Coreia (5), Cuba (10), Dinamarca (3), El Salvador (7), Equador (5), Eslováquia (1), Eslovênia (7), Estados Unidos (7), Finlândia (2), França (12), Grã-Bretanha (2), Guatemala (10), Hungria (9), Índia (16), Israel (3), Itália (12), Japão (2), Letônia (4), Malta (1), México (10), Noruega (4), Peru (10), Polônia (6), Porto Rico (12), Portugal (5), República Tcheca (6), Romênia (2), Sérvia (6), Suécia (2), Suíça (9) e Ucrânia (7).