Augusto Akio e Dora Varella começaram com o pé direito o circuito brasileiro de skate e faturaram a medalha de ouro no Park da etapa do STU National Criciúma. No Masculino, o ano se iniciou promissor para Japinha e Pedro Barros, segundo lugar da etapa, que repetem a dobradinha de sucesso do Brasil no Mundial de Sharjah, nos Emirados Árabes.
O curitibano Augusto Akio, com um jeito cativante, rapidamente conquistou a galera que lotou as arquibancadas do Parque Municipal Prefeito Altair Guidi. Praticante de yoga, o skatista diz que este é não só um hobby como também uma forma de se concentrar. E deu certo. Logo na primeira de suas quatro voltas de 45 segundos, cravou sua linha e ganhou a nota 86,00 dos juízes. Ninguém faria melhor.
- Seja no ambiente nacional ou internacional, nosso skate é puro. Todos estão aqui por causa dele. A gente compartilha de um mesmo ideal, o que só proporciona coisas boas, sorrisos, alegria, alto astral, e tudo isso traz energia para as pessoas. O nível é surpreendente, altíssimo, com manobras quase que inusitadas, que não eram vistas até pouco tempo e estão sendo executadas em linhas de campeonatos. O skate brasileiro está de parabéns. Foi uma competição de alto nível desde as eliminatórias. Todos sem segurar e mostrando o jogo mesmo. Na final não foi diferente - vibrou o jovem.
No feminino, Dora e a manobra ‘Hell Flip Yndi’ que a levou ao topo
Dora Varella teve que reunir tudo o que sabe para virar o jogo. Era sua última chance e ela ocupava apenas a sexta colocação. Mas tinha uma manobra guardada. Na primeira tentativa, errou. Mas, como na última das quatro voltas há o rebate na primeira manobra, lá foi ela de novo para buscar a “Hell Flip Yndi”. E conseguiu, para delírio de todos os presentes. Mas ainda tinha uma volta inteira pela frente para acertar, senão não adiantaria de nada aquela pintura que acabara de fazer.
- Pensei: se eu der a mesma manobra e acertar, vai dar o quê? 3 décimos? Não adiantaria. Então, falei: ‘vai ter que ser agora’. E foi no rebate, com o incentivo da galera. Acertei, meio que saí de mim, nem sei o que passava na minha cabeça ali, porque não estava acreditando que deu certo, mas ainda tinha uma volta inteira para completar e tinha que me concentrar. No fim, foi lindo. Muito legal vencer a primeira etapa da temporada. Já estava incomodada, porque não peguei pódio do STU National no ano passado - disse Dora.
+ Manoel Messias conquista bronze na etapa de Abu Dhabi do Circuito Mundial de Triatlo
No Paraskate, título para Vini Sardi, que brilhou e levantou a galera
Por fim, Criciúma vibrou também com o Paraskate, pela primeira vez na cidade catarinense. Nove paraskatistas mostraram por que perseverar na vida e no esporte é a melhor saída. Nove lições e histórias de superação sobre o shape, que encantaram aqueles que tiveram a oportunidade e a honra de assistir. O paulistano Vini Sardi, com a nota 69,46, foi o campeão da etapa, mas, no fundo, todos saíram ganhando ali. Dentro e fora da pista.
“Primeiramente, quero agradecer por estar aqui pela primeira vez e ao STU pela parceria com o Paraskate. E a essa galera que compareceu em massa e mandou uma energia muito grande pra gente ali na pista. Estou muito feliz por ter acertado minhas manobras sem errar as linhas, fruto de muito treino e dedicação. Temos cada vez mais paraskatistas chegando na cena, é uma nova geração com crianças que, com certeza, daqui a alguns anos, estarão no nosso lugar. Estamos propagando o Paraskate e a gente vê o nível subindo nos campeonatos, com as notas de corte cada vez maiores. E é isso que a gente precisa para uma futura Parlimpíada”, afirmou Vini Sardi.
CLASSIFICAÇÃO FINAL PARK MASCULINO
1 – Augusto Akio – 86,00
2 – Pedro Barros – 85,00
3 – Pedro Carvalho – 84,00
4 – Kalani Konig – 82,67
5 – Mateus Guerreiro – 81,83
6 – Luigi Cini – 80,33
7 – Vinícius Kothe – 79,60
8 – Pedro Quintas – 75,00
CLASSIFICAÇÃO FINAL PARK FEMININO
1 – Dora Varella – 68,83
2 – Fernanda Tonissi – 68,17
3 – Isadora Pacheco – 66,26
4 – Sofia Godoy – 65,04
5 – Raicca Ventura – 64,63
6 – Erica Leguizamon – 62,67
7 – Yndiara Asp – 60,00
8 – Maitê Demantova – 52,42
CLASSIFICAÇÃO PARASKATE
1 – Vini Sardi – 69,46
2 – Ítalo Romano – 65,83
3 – Tony Alves – 55,67
4 – David Soares – 45,67
5 – David Courty – 44,00
6 – Adriano Feitosa – 43,17
7 – Nando Araújo – 42,33
8 – Igor Brilha – 38,97