Avancini ao L!: ‘Difícil passar um dia sem que o tema Olimpíada apareça’

Vice-líder do ranking mundial abre o jogo sobre sua preparação para os Jogos de Tóquio 

imagem cameraHenrique Avancini é aposta de medalha do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 (Foto: Divulgação)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 20/02/2020
15:14
Compartilhar

Quatro anos passaram voando. Ainda lembro de toda tensão antes dos Jogos Rio-2016. A expectativa, a esperança na preparação, as dores com as lesões e os altos e baixos. E cá estamos outra vez. Talvez, a intensidade da vida esportiva acelere o processo de amadurecimento e crescimento de forma mais acentuada. Neste período cresci e evolui como atleta e pessoa. A vida mudou, as ocupações paralelas multiplicaram-se, a expectativa e cobrança são infinitamente maiores. Mas a sensação é de estar mais equilibrado do que nunca.

O fato de ter alcançado, de 2016 para cá, crescimento expressivo no MTB mundial deixou o fenômeno da imensidão dos Jogos ainda mais nítido para mim. Se vou na padaria, num restaurante ou ao banco. Se estou viajando ou em casa. Se encontro com um fã ou alguém que sabe quem eu sou, o tema pipoca na hora. “Jogos Olímpicos”, “Olimpíadas”, “Tóquio”... Difícil passar um dia sem que o tema apareça.

Isso traz desafios e encaro de modo bastante leve e empenhado.
O planejamento tem sido, de longe, a melhor operação esportiva que já ocorreu e envolve uma quantidade de profissionais que vão desde a Confederação Brasileira de Ciclismo e Comitê Olímpico do Brasil até os principais responsáveis pela minha preparação, que é um misto entre equipe pessoal e a estrutura da Cannondale Factory Racing.

Neste espaço, estarei compartilhando uma vez por mês essa jornada final até os Jogos Olímpicos, dividindo minhas conquistas, desafios, dramas, incertezas e certezas e algumas histórias e curiosidades que acontecem no dia a dia de um atleta.

Escrevo ao final de mais um Training Camp na África do Sul. Voltando para casa com a certeza de que a pré-temporada foi a melhor já realizada em minha carreira. Hora de ficar uns dias em casa, matar a saudade da família e seguir para próxima. Não é fácil ter essa vida corrida, intensa e “nômade”. Mas tenho boas razões. Pedalo pelos que amo. Pedalo por um esporte magnífico e uma causa maravilhosa. Pedalo pela minha nação!

Até a próxima!

* Henrique Avancini é o segundo colocado no ranking mundial de mountain bike

Siga o Lance! no Google News