O segundo dia de competição do Cape Epic teve início na madrugada desta segunda-feira, e o brasileiro Henrique Avancini voltou a terminar na segunda colocação da etapa, ao lado da sua dupla, o alemão Manuel Fumic.
A dupla formada pelo brasileiro e o alemão repetiram a dobradinha do primeiro dia de competição, ficando atrás de Nino Schurter e Lars Forster. A prova foi composta por 11 km de corrida, numa elevação de 2700 metros. Avancini e Fumic completaram o percurso em 04h26min56s5, 2min51s atrás dos líderes.
Ao final da etapa, Henrique Avancini fez duras críticas ao suíço Nino Schurter, primeiro colocado da Cape Epic e pentacampeão mundial de cross country.
- Como eu já disse, Nino é o melhor mas a minha motivação também é grande. Para ser honesto, seria legal se tivéssemos microfones nas bicicletas e assim as pessoas poderiam conhecer quem é o ‘Real Nino’. Ele simplesmente não dá a mínima para nenhum atleta no pelotão. Ninguém conhece esse lado dele e eu realmente odeio isso. Eu sou uma pessoa que trabalhei duro para chegar nesse nível, para chegar nesse ponto de carreira profissional e ele está sempre falando merda para todos os corredores que assustam ele - acusou o brasileiro, que demonstrou confiança para a sequência da competição.
- Ele é o melhor. Mas honestamente, nessa corrida, ele não é o capitão do barco e não me assusta. É uma semana longa e eu vou fazer uma boa luta nos outros dias. Aos poucos ele vai mostrar quem ele é, como sempre. É uma semana longa e estou muito confiante. Eu acredito em mim, no meu parceiro e na minha equipe. A gente vai fazer essa competição ser legal e como eu disse, ninguém me assusta no Cape Epic.