Barco espanhol ultrapassa rivais nos metros finais e vence etapa da Volvo

MAPFRE se aproveita de decisões erradas dos adversários Brunel e Dongfeng e garante virada histórica na chegada a Newport. AkzoNobel, de Martine Grael, chega em quinto<br>

imagem cameraMAPFRE venceu etapa de forma heroica (Foto: Jesus Renedo/Volvo Ocean Race)
Avatar
Lance!
Newport (EUA)
Dia 08/05/2018
16:18
Compartilhar

O barco espanhol MAPFRE conseguiu nesta terça-feira uma vitória histórica na oitava etapa da Volvo Ocean Race. A equipe, que estava no grupo de trás durante quase todo percurso entre Itajaí (SC) e Newport (EUA), acelerou nos metros finais e ultrapassou Team Brunel e Dongfeng Race Team.

Os espanhóis fizeram a prova em 15 dias, 17 horas, 49 minutos e 29 segundos. O pódio teve ainda Team Brunel, que ficou 61 segundos atrás, e Vestas 11th Hour Racing. O barco da brasileira Martine Grael, o AkzoNobel, chegou em quinto lugar e perdeu uma sequência de três pódios consecutivos na regata.

E mesmo no momento em que os líderes estavam a apenas 500 metros da linha de chegada, o MAPFRE ainda seguia a equipe Brunel quando o par emergiu da neblina, diante dos espectadores no Fort Adams Race Village. A margem após quase 16 dias de corrida foi de apenas 1 minuto e 1 segundo.

– Isso é inacreditável. Para sermos honestos, não esperávamos vencer essa etapa, então estamos super felizes. Nossas esperanças sempre foram de que haveria uma compressão da flotilha para que pudéssemos pegar alguém...Ontem à noite foi uma loucura quando tudo fechou e todos a bordo fizeram um trabalho incrível – admitiu o comandante espanhol Xabi Fernández.

Todos os barcos chegaram ainda nesta terça-feira. Dongfeng Race Team, team AkzoNobel, Turn The Tide on Plastic e SHK | Scallywag. Do primeiro ao último, a diferença foi de um pouco mais do que três horas.

A próxima etapa será a nona e terá o percurso entre Newport (Estados Unidos) e Cardiff (Reino Unido). A perna terá pontuação dobrada. A largada para as 3.300 milhas náuticas transatlânticas será em 20 de maio.

O MAPFRE reassumiu a liderança do campeonato com a vitória, com oito pontos. O Dongfeng, que estava um na frente no Brasil, fez quatro. Agora, são três de vantagem para os espanhóis.

Siga o Lance! no Google News