A Seleção brasileira masculina de basquete começou com um mal resultado na segunda fase das Eliminatórias continentais para a Copa do Mundo da China, em 2019. O Canadá conseguiu ser superior no ataque e na defesa e levou o resultado por 85 a 77 em duelo realizado na cidade de Laval e válido pelo Grupo F do torneio classificatório. Kelly Olynyk foi imparável, com 20 pontos e 19 rebotes, e garantiu a vitória para a seleção canadense
A partida começou com muito equilíbrio, tanto que o primeiro ponto foi sair com mais de dois minutos. Depois disso, foi a equipe do Canadá que aplicou bolas de fora, encaixando duas bolas para três pontos. O Brasil encontrou dificuldades para passar pela defesa da equipe anfitriã e acabou ficando atrás do marcador.
Atrás do placar, a Seleção Brasileira voltou mais ligada. Com isso, conseguiu uma sequência de sete pontos para conseguir igualar o marcador. Os brasileiros utilizaram a posse de bola para poder conquistar o resultado positivo, mas os canadenses eram compactados na defesa e efetivos no ataque.
O aproveitamento nas bolas de três pontos era evidente. Os brasileiros, com 22% e os canadenses, com 36%. Kelly Olynyk foi o principal responsável ao somar 12 pontos. A amarelinha assustava pouco no ataque, preocupando-se com a defesa para que o adversário não aumentasse sua vantagem adquirida. Ao final do primeiro tempo: 41 a 33 para o Canadá.
O Brasil que começou melhor na segunda etapa, mas acabou sofrendo os ataques do Canadá, que abriu 13 pontos de vantagem, com Olynyk no comando. A Seleção, por sua vez, buscava pontuar, com Anderson Varejão e Leandrinho, e conseguiu. A vantagem caiu para cinco.
No quarto final, a seleção canadense procurou manter as realizações feitas nos períodos anteriores para sair com a vitória. Leandrinho, que entrou no terceiro quarto tentou reduzir a vantagem adquirida, porém a defesa e principalmente o ataque adversários atuaram de maneira similar.
O próximo desafio da Seleção Brasileira é no domingo às 21h, contra Ilhas Virgens, que hoje foi derrotada pela Venezuela. Os três primeiros de cada grupo vão para a Copa do Mundo da China, além do melhor quarto colocado.