A temporada 2017/2018 começa com mudança para Deryk Ramos. Na manhã deste sábado, o armador assinou contrato de um ano com o Paulistano, atual vice-campeão do NBB, após liberação da equipe de Brasília, encerrando um ciclo de duas temporadas com a equipe da capital federal. A apresentação de Deryk ao novo clube acontece nesta segunda-feira, em São Paulo.
Natural de Limeira, Deryk iniciou sua carreira profissional no time da cidade natal, estreando pelo NBB na temporada 2010/2011. Foram mais quatro anos defendendo a camisa do Limeira até a terceira colocação no NBB 7, temporada 2014/2015, quando foi premiado com o título de Destaque Jovem da competição.
Seguiu para Brasília e não demorou muito para brilhar. Em dezembro de 2015, comandou a equipe no título da Liga Sul-Americana daquele ano, sendo eleito o MVP da final que rendeu o tricampeonato da competição para Brasília. Deryk foi aos playoffs do NBB e convocado para o Jogo das Estrelas nos dois anos que defendeu o time.
- Não é de hoje o interesse do Paulistano em mim e meu no Paulistano. É um caso antigo (risos). Mas, toda vez em que conversamos sobre o assunto, toda vez que havia o interesse, tinha algum detalhe que não permitia que o negócio fosse concretizado. Sempre tive uma relação muito boa com o pessoal da equipe, comissão técnica, alguns atletas com quem trabalhei na seleção brasileira, então essa parceria tem tudo para dar certo. Estou muito feliz - comemora o armador.
Deryk se prepara para compromissos em três competições defendendo o alvirrubro da capital paulista. O Campeonato Paulista já está em andamento, e o NBB 10 e a Liga das Américas 2018 também estão no calendário da temporada. O desafio internacional no próximo ano ajudou na escolha do atleta, que foi sondado por outras equipes brasileiras após o final da temporada 2016/2017, quando Brasília avançou até as quartas de final do NBB.
- Disputar a Liga das Américas, por exemplo, é desafiador e motivador. São poucas as equipes brasileiras que podem disputar torneios internacionais, então isso também pesou na minha escolha pelo Paulistano. Tive uma excelente experiência na Liga Sul-Americana de 2015, e não vejo a hora de me juntar aos meus novos companheiros e iniciar a preparação para o NBB e a Liga das Américas nesta temporada. O Campeonato Paulista também é uma ótima oportunidade de medir forças contra alguns dos times mais fortes do país - analisa.
Aos 23 anos, Deryk se junta à uma equipe conhecida por seus times que somam juventude e talento. Na última edição do NBB, o Paulistano avançou aos playoffs na sexta colocação da primeira fase, eliminando na sequência, respectivamente, Basquete Cearense, Franca e Vitória para decidir o título contra Bauru, que acabou levando a melhor por 3 a 2 nas finais.
- O Paulistano sempre teve por característica ter uma equipe jovem e de alta qualidade, e para esta temporada também será assim. Temos uma equipe versátil, com jogadores de grande potencial, então é trabalhar muito para ter entrosamento e buscar as vitórias. A torcida, comissão técnica e jogadores podem esperar mais um atleta que dará o máximo nos treinos e nos jogos para ajudar no que for preciso, que busca sempre evoluir. O Paulistano tem tudo para ter uma ótima temporada pela frente - acredita o armador.
Despedida ao Brasília
Deryk Ramos defendeu nas últimas duas temporadas o tradicional time de Brasília, tricampeão do NBB e da Liga Sul-Americana, além de um título da Liga das Américas. Na última sexta-feira, o armador se desligou da equipe que, por sua vez, informou ausência na disputa do NBB 10.
- Infelizmente, acabei deixando Brasília de uma maneira que eu não queria, com interrupção das atividades da equipe. Aprendi muito jogando no time, vivi grandes momentos com aquela camisa de muita tradição no basquete brasileiro. Quero agradecer a cada profissional com quem trabalhei por lá, todos foram importantes. Meu muito obrigado também para cada torcedor de Brasília, que me recebeu de braços abertos e sempre meu deu muito apoio e carinho. Parto para uma nova trajetória em minha carreira, mas levarei o time de Brasília e a cidade em meu coração. E torço para que, muito em breve, o Brasília volte a ocupar o seu lugar de destaque no cenário nacional - comenta.