Bia Haddad consegue marca histórica para o tênis feminino do Brasil

Brasileira é a tenista que chegou mais perto do primeiro lugar do ranking mundial

imagem cameraBia Haddad é a 16ª colocada no ranking mundial (Paul ELLIS / AFP)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 15/08/2022
16:42
Compartilhar

Bia Haddad conseguiu uma façanha em Toronto, ao ficar em segundo no WTA 1000 do Canadá. Com o resultado, ela é dona da melhor colocação da história do tênis feminino do Brasil no ranking mundial. Neste momento, a brasileira está na 16ª posição. 

+ Bia Haddad, Rayssa Leal e Rebeca Andrade se destacam em conquistas do Brasil

O Brasil já teve diversos ícones no tênis feminino, mas nenhum foi maior do que Maria Esther Bueno. Entre o fim dos anos 50 e início dos anos 70, a brasileira conquistou oito grand slams. No entanto, o ranking mundial não existia durante seu auge e, por isso, não é possível analisar sua colocação. A lista passou a ser reconhecida em 1975 e tem Bia Haddad como melhor colocada na história. 

+ Bia Maia orgulhosa: 'É muito legal ver o pessoal assistindo tênis feminino'

Ao unir homens e mulheres, a colocação de Bia só é superada por Gustavo Kuerten, o Guga, em 2001. Na ocasião, o brasileiro liderou o ranking mundial por cerca de um ano e conquistou diversos títulos importantes, como Roland Garros, em Paris. 

O antigo detentor da marca superada era Thomas Bellucci, que conseguiu a 21ª posição na ATP em 2010. Curiosamente, o Brasil ainda pode emplacar mais uma mulher entre as 100 melhores da WTA. Trata-se de Laura Pigossi que, atualmente, ocupa a 105ª posição. 

+ Semana de Copa do Brasil! Saiba os valores das premiações fase a fase até o título

O próximo desafio de Bia Haddad será no Aberto de Cincinatti, nos Estados Unidos. O torneio servirá como preparação para o US Open, último grand slam da temporada. A primeira batalha da tenista brasileira será diante da letã Jelena Ostapenko, número 15 do mundo. 

Siga o Lance! no Google News