O Botafogo é o último semifinalista do NBB (Novo Basquete Brasil). Em um jogo de tudo ou nada, realizado nesta terça-feira, o Alvinegro derrotou o Pinheiros por 82 a 78 no Ginásio Henrique Villaboim, fechou o confronto das quartas de final em 3 a 2 e se garantiu entre os quatro melhores times da competição.
Destacado até aqui pela individualidade de Jamaal, o destaque do Botafogo na vitória foi o coletivo. Além do norte-americano, cestinha da partida com 21 pontos, Cauê Borges, com 16 pontos, 4 assistências e 5 rebotes, Coelho, com 11 pontos, e Maique, com 9 pontos e um toco decisivo na reta final, foram fundamentais para a classificação.
Pelo lado do Pinheiros, o destaque ficou por Isaac, com 20 pontos. Toledo, com 9 pontos e 9 rebotes, e Renato Carbonari, com 14 pontos e 7 rebotes, também tiveram momentos de protagonismo no duelo.
O Pinheiros liderou o placar durante praticamente todo o primeiro tempo. Decisivo nos arremessos de três pontos, principalmente com Betinho e Isaac, a equipe comandada por César Guidetti não permitiu que o Botafogo tentasse se criar e, empurrado pela torcida, que lotou o Henrique Villaboim, foi para o intervalo vencendo por 38 a 34.
O terceiro quarto trouxe o mesmo panorama. Um Botafogo que cometia alguns erros forçados, e um Pinheiros que não dava chance para uma reação do time visitante. Nos últimos dez minutos de jogo, porém, o coletivo da equipe de Léo Figueiró apareceu e, com boas ações de Jamaal, Cauê Borges, Coelho e Maique, o Alvinegro virou a partida nos minutos finais, dando contornos sensacionais à partida. No fim, a torcida carioca presente que fez a festa.
Agora, as semifinais do NBB serão medidas por um tradicional clássico carioca. Flamengo e Botafogo farão um dos duelos da próxima fase - o Rubro-Negro, por ter uma campanha de temporada regular melhor, fará mais um jogo em casa. Todas as partidas terão torcida única. A primeira partida da série será realizada na próxima sexta-feira, no Ginásio Oscar Zelaya, às 21h.