Determinado a recolocar o boxe no radar do público brasileiro, Raphael Dom Garcia sonha alto. Focado na disputa pelo título mundial da World Boxing Union (WBU), na divisão dos Cruzadores, contra o argentino Cristian Ariel Gomez, que acontecerá no dia 23 de março, em Maricá (RJ), o atleta se inspira no americano Roy Jones Jr e, nos bastidores, sonha em trazer a lenda de 50 anos ao Brasil para um duelo histórico.
Sucesso do boxe na década de 1990, com conquistas mundiais em quatro categorias de peso, Roy Jones fez sua última luta em fevereiro de 2018, ao bater por pontos o compatriota Scott Sigmon. Com isso, deixou vago o título almejado por Dom Garcia.
Um dos intermediários para que o combate entre o brasileiro e o americano se torne realidade em breve é o presidente da Associação Nacional de Boxe (ANB), Adimilson Vasconcelos da Cruz. Mas, antes, Dom Garcia precisa vencer Ariel Gomez.
– O Roy Jones Jr é uma lenda. Sou um grande fã declarado. Mas precisamos levar em consideração que um fã matou John Lennon. Seria o ápice da minha carreira enfrentar uma lenda dentro do Brasil e vencer – afirmou Dom Garcia.
Em março, o brasileiro terá pela frente uma missão dura. Gomez, de 42 anos, tem a experiência como trunfo e um cartel de 23 combates e 12 vitórias. O rival promete dificultar a vida do atleta fluminense. Se sair vitorioso, Dom Garcia entrará para o grupo de vitoriosos pela organização, ao lado de Jones, George Foreman e Ricky Ward.
– Tenho de vencer muito bem o Cristian para que o público saiba que tenho totais condições de enfrentar o Roy Jones Jr e sair vitorioso. Não desmereço o argentino, que é muito experiente. Mas tenho ciência da minha capacidade e do que posso fazer. Ele vai descobrir todo o poder destrutivo das minhas mãos e, muito em breve o Jones também – declarou o atleta.
A pesagem e a coletiva de imprensa para o duelo contra Cristian Ariel Gomez serão no Cinema Henfill, no dia 22 de março. A luta acontecerá na Praça Orlando de Barros Pimentel, em Maricá.
Dom Garcia, de 28 anos, é o atual campeão brasileiro pela ANB e, em setembro de 2018, conquistou o título latino-americano pela World Boxing League (WBL).
O atleta, que tem um cartel de oito vitórias por nocaute em oito combates, conta com o apoio da prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer e da Secretaria de Cultura.