Na primeira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude com o futsal no programa de competições, deu Brasil. Nesta quinta-feira, o time verde e amarelo fez história ao vencer a Rússia por 4 a 1, em Buenos Aires (ARG), com gols de Karpiuk (contra), Breno, Matheus Moura e do goleiro Françoar. Foi a segunda medalha dourada do país, no último dia do evento.
Com o resultado, o Brasil encerrou sua participação nos Jogos com 15 medalhas, sendo duas de ouro, quatro de prata e nove de bronze. Na primeira vez que os Jogos aconteceram, em Singapura-2010, o país faturou seis, sendo duas de ouro. Em Nanquim-2014, também foram 15 medalhas, dez delas douradas.
Os garotos da Seleção tiveram a torcida especial de Marta, eleita seis vezes melhor jogadora de futebol do mundo.
– O futsal brasileiro venceu e acho que esse resultado positivo pode fazer as coisas melhorarem um pouco para todos nós. Foi um experiência incrível para os atletas vivenciarem o ambiente olímpico. Agradeço ao COB por todo o apoio e estrutura. É um resultado muito importante para nossa modalidade – afirmou o técnico do Brasil, Daniel Junior.
O Brasil começo com tudo. Com apenas um minuto, a equipe verde e amarela já havia chutado três vezes a gol. Logo depois, uma bola na trave, e aos 2 minutos, em um lance inacreditável, Danil Karpiuk chutou contra a própria meta sem chances para o goleiro Subbotin. Mesmo com o 1 a 0 no placar, o Brasil continuou marcando em cima, não deixando o adversário respirar.
O jogo ficou mais equilibrado e terminou empatado no primeiro tempo.
Logo no início do segundo tempo, aos 55s, Breno ampliou para o Brasil, e a os 8 minutos, Matheus Moura fez o terceiro, sem goleiro, já que a Rússia utilizava o goleiro linha no momento.
A Rússia ainda diminuiu, aos 18m33s, com Samusenko, nos segundos finais, o goleiro Françoar acertou um chute que atravessou toda a quadra para fazer o gol da medalha dourada.
A medalha de bronze ficou com o Egito, que venceu a Argentina por 5 a 4.
Confira todas as medalhas do Brasil nos Jogos da Juventude
Ouro
Futsal masculino
Keno Marley (-75kg) – boxe
Prata
Diogo Soares (barra fixa) – ginástica artística
Ana Carolina Vieira, Fernanda Goeij, Maria Luiza Pessanha e Rafaela Raurich (Revezamento 4x100m livre feminino) - natação
Ana Carolina Vieira, André Calvelo, Lucas Peixoto e Rafaela Raurich (Revezamento 4x100m livre misto) - natação
André Calvelo, Lucas Peixoto, Murilo Sartori e Vitor Souza (Revezamento 4x100m livre masculino) – natação
Bronze
Luiz Gabriel Oliveira (-52kg) - boxe
Letícia Lima (200m) – atletismo
Lucas Conceição (200m) - atletismo
Gilbert Soares (simples) – tênis
Diogo Soares (Individual Geral) - ginástica artística
Sandy Macedo (-55kg) - taekwondo
Duda Vaz (-78kg) - judô
João Vitor Santos (equipe mista) - judô
Jaqueline Lima (equipe mista) – badminton