Com seis representantes (um para cada prova), o Brasil disputa neste final de semana a Copa Pan-Americana de Marcha Atlética, em Lima, no Peru. A competição reunirá 148 atletas (86 homens e 62 mulheres), representando 17 países filiados à Associação Pan-Americana de Atletismo (APA).
A prova dos 20 km masculina abrirá o evento às 9h (horário de Brasília), com o maior número de participantes - 40. A prova terá também a maior atração da competição: o brasileiro Caio Bonfim, quarto colocado nos Jogos Olímpicos do Rio-2016, e um dos favoritos para alcançar um lugar no pódio.
- O Caio está em evolução durante a temporada e o objetivo é chegar à melhor forma no Mundial de Londres, em agosto. Os seus resultados estão consistentes e a expectativa é de uma boa atuação em Lima - comentou João Sena, pai e treinador do marchador, responsável também pela Seleção Brasileira no Peru.
Um exemplo da boa fase de Caio Bonfim foi a conquista da medalha de ouro na etapa chinesa do Circuito Mundial de Marcha Atlética, no dia 15 de abril, em Taicang, com o tempo de 1:22:16. Com o resultado, ratificou o índice para o Mundial (1:24:00).
Avaliando a lista de inscritos, Caio terá adversários fortes na briga pelo ouro, como o guatemalteco Erick Barrondo, vice-campeão olímpico em Londres-2012, e o colombiano Eider Arevalo, um dos melhores atletas da América do Sul.
O Brasil será representado ainda no masculino por José Alessandro Bagio, nos 50 km, e Murilo Coutinho Ribeiro, nos 10 km Sub-20. No feminino, a equipe terá Liliane Priscila Barbosa, nos 20 km, Nair da Rosa, nos 50 km, e Tatiana de Morais Pereira, nos 10 km Sub-20.