A seleção masculina de basquete derrotou Montenegro por 80 a 69, neste sábado, e se despediu do torneio de Lyon, evento preparatório para a Copa do Mundo da China, que começa no final deste mês. O saldo da competição foi positivo para o Brasil, que teve duas vitórias e uma derrota.
No duelo contra os montenegrinos, o time brasileiro venceu todos os quatro quartos e contou com boas atuações de Vitor Benite, cestinha da partida com 21 pontos, e Anderson Varejão, que contribuiu com mais 18. Grande estrela da seleção de Montenegro, o pivô Nikola Vucevic, do Orlando Magic da NBA, foi poupado e não atuou.
O Brasil venceu também a Argentina por 89 a 82, na última quinta feira. No dia seguinte, o time chegou a ficar 11 pontos a frente no placar, mas acabou derrotado pela França por 86 a 72.
A seleção volta a entrar em quadra para dois amistosos contra China, antes da Copa do Mundo que será disputada no país asiático entre os dias 31 de agosto e 15 de setembro. O torneio classifica sete países para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020 e o Brasil está no grupo F junto com a própria Montenegro, Grécia e Nova Zelândia, adversária da estreia no dia 1° do próximos mês.
O continente americano tem direito a duas vagas e caso o Brasil termine o mundial entre os dois melhores das Américas, carimba o passaporte para o Japão. Se não conseguir, a seleção brasileira vai precisar terminar a Copa do Mundo entre os 24 melhores para poder disputar o Pré-Olímpico, no ano que vem, com local e datas indefinidos até o momento.