Brasil garante inédita vitória na Copa das Nações de hipismo

Time Brasil de Salto é campeão com 10 pontos de vantagem batendo outras sete fortes equipes na mais tradicional Copa das Nações na Inglaterra 

imagem cameraA Copa das Nações em Hickstead foi a penúltima etapa da liga europeia (Foto: Divulgação)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 29/07/2017
15:41
Compartilhar

A equipe brasileira de Salto faturou a Copa das Nações do CSIO5* Longines 109º Royal International Horse Show em Hickstead, Inglaterra, na última sexta-feira. Com Marlon Zanotelli, Pedro Veniss, Yuri Mansur e Pedro Muylaert, o Brasil conquistou, pela primeira vez, título de campeão do Troféu Prince Edward of Wales, em Hickstead (ING), totalizando apenas quatro pontos perdidos e batendo sete equipes top mundiais com dez pontos de vantagem sobre o forte time Holanda, vice-campeão.

Além do difícil percursos, a 1,60 metro, disputado em duas voltas, o mau tempo com chuva e consequentemente piso longe do ideal foram uma dificuldade a mais. Mas, com dois duplos zeros de Zanotelli e Veniss, Mansur que fez dois 12 pontos na primeira volta e zerou a segunda, o último integrante da equipe Muylaert que fechou o primeiro percurso com apenas uma falta não precisou nem cumprir o percurso final pois o Brasil já era campeão por antecipação. Sagrou-se vice-campeã da equipe da Holanda, 14 pp, e os times da Suíça e Holanda chegaram empatados em 3º lugar. A Irlanda, 17 pp, fechou em 5º lugar, seguida pela Grã Bretanha, 20 pp, França, 21 pp, Espanha, 51 pp.

Pedro Paulo Lacerda, chefe de equipe do Brasil, tinha motivos de sobra para comemorar.

- Estou muito orgulhoso da minha equipe. É a primeira vez que o Brasil vence aqui uma Copa das nações tão importante - disse Lacerda, durante a coletiva de imprensa.

O cavaleiro olímpico brasileiro Veniss endossou as palavras de Lacerda.

- Estou muito feliz, acho que todos fizeram um excelente trabalho e como o Pedro Paulo falou é muito especial vencer em Hickstead.

Mansur comentou a dificuldade no primeiro percurso.

- Minha égua realmente vem saltando muito bem esse ano, talvez a Babylotte tenha estranhado o piso na primeira passagem, mas depois ela fez um segundo percurso fantástico - ponderou o brasileiro.

Marlon, que integrou o Time Brasil no Pan de Toronto-2015 e ficou um bom tempo sem saltar uma Copa das Nações, destacou: 

- É sempre um prazer montar com esses caras, a gente se conhece há tanto tempo!

Finalmente, Muylaert agradeceu os companheiros.

- Nem precisei saltar o último percurso, então só tenho que agradecer a todos, estou feliz demais!

A Copa das Nações em Hickstead foi a penúltima etapa da liga europeia da Longines FEI Nations Cup, antes da grande Final em Barcelona, entre 28 de setembro e primeiro de outubro. O Brasil já tem vaga garantida na Final de Barcelona e antes disputa a Copa das Nações, no CSIO Calgary, em Spruce Meadows, no Canadá, entre seis e dez de setembro. A escalação da equipe será definida em datas próximas aos eventos.

Irlanda, treinada por Rodrigo Pessoa, fechou em quinto lugar

O campeão olímpico brasileiro Rodrigo Pessoa, que recém assumiu o cargo de treinador da Irlanda que fechou em quinto lugar na Copa das Nações em Hickstead, destacou:

- A Irlanda é um país de cavalos, com grandes cavaleiros e muita tradição, mas última vez que subiram ao pódio aqui em Hickstead foi em 2001. Resultados individuais têm sido muito bons, mas em campeonatos vêm ficando abaixo do esperado. É algo que queremos mudar e estou a aqui para ajudar a resolver isso - destacou Pessoa, em entrevista a Federação Equestre Internacional.

O brasileiro, campeão olímpico em Atenas-2004, tricampeão da Copa do Mundo e também campeão mundial, no entanto, também quer chegar em forma para defender o Brasil em Tóquio-2020.

Siga o Lance! no Google News