A Seleção Brasileira Feminina de Vôlei levantou novamente a torcida do ginásio Nilson Nelson, em Brasília, na manhã deste domingo, mas foi superada pela equipe dos Estados Unidos de forma avassaladora com um 3 x 0 (parciais: 25/22, 25/19 e 25/22), com as americanas dominando a partida de ponta a ponta.
O Brasil começou jogando com: Macris, Thaisa, Maiara, Kisy, Carol e Nyeme (líbero). Não tivemos a presença de Pri Daroit, que sentiu um desconforto e ficou fora da partida, Julia Bergmann entrou em seu lugar. A partir do segundo set, Roberta jogou na posição de Macris e Diana substituiu a Carol. Destaque da última partida, Rosamaria, também entrou ao longo dos três sets.
+Veja: Liga das Nações: após sofrer lesão, Ana Cristina vai passar por cirurgia na próxima semana
As norte-americanas abriram vantagem em todos os períodos do jogo, ficando confortáveis a cada match point. O time verde-amarelo até tentou encostar e chegou a ficar vivo na partida, no entanto, não foi o suficiente para conquistar a vitória. A equipe de Zé Roberto cometeu muitos erros que foram bem aproveitados pela seleção dos EUA, como a questão defensiva e os erros na linha de passe, que foram persistentes principalmente no segundo set.
A maior pontuadora da Seleção foi Thaísa com 12 pontos, em seguida vem Maiara e Kisy que anotaram 11 pontos cada. Pelo lado das americanas, os destaques foram Jordan Thompson marcou 15 pontos e Kathryn Plummer conquistou 14 pontos.
- Na derrota temos que buscar o que aprender com ela. Não faltou um algo a mais. Vamos ajustar e buscar o que podemos aprender. Vôlei é isso. Elas jogaram muito bem, mas faltou um pouco do lado de cá. Eu vou buscar melhorar, forçar mais o saque. Em alguns momentos, ficamos muito atrás e ficamos na dúvida se forçava ou não forçava o saque, e deveríamos ter sido mais incisivas. Mas vamos buscar evoluir, o time está começando a se entrosar. Derrota faz parte, ninguém gosta, mas vamos aprender a lidar com ela - disse Thaísa, meio-de-rede da Seleção e bicampeã olímpica, em entrevista à Globo logo após o jogo.
Com a derrota - a única nesta passagem em solo brasileiro - a Seleção comandada por Zé Roberto Guimarães encerra a segunda etapa da Liga das Nações. A terceira etapa acontece na Tailândia entre os dias 28 de junho e 2 de julho. (veja o calendário abaixo)
Semana 1 - Nagoya, Japão (encerrada)
31 de maio - República Popular da China 3x0 Brasil
1 de junho - Brasil 3x0 Países Baixos
3 de junho - Brasil 3x1 República Dominicana
4 de junho - Brasil 3x1 Croácia
Semana 2 - Brasília, Brasil (encerrado)
14 de junho - Brasil 3x0 República da Coreia
15 de junho - Brasil 3x2 Sérvia
17 de junho - Brasil 3 x 1 Alemanha - 14h
18 de junho - Brasil 0 x 3 Estados Unidos - 10h
Semana 3 - Bangcoc, Tailândia
28 de junho - Brasil x Itália - 10h30
29 de junho - Brasil x Canadá - 7h
30 de junho - Brasil x Turquia - 10h30
2 de julho - Tailândia x Brasil - 10h30
Fase final - Arlington, Estados Unidos
12 a 16 de julho
*Todos os jogos no horário de Brasília