Apático! Com pouca criatividade e diante de uma marcação intensa da Venezuela, o Brasil perdeu nesta sexta-feira sua invencibilidade e a liderança do Grupo B nas Eliminatórias da Copa do Mundo de basquete, por 72 a 59, em Caracas. Os venezuelanos igualaram a campanha do Brasil, com quatro vitórias e uma derrota, e devolveram o placar com melhor saldo de cestas, roubando o primeiro posto dos brasileiros.
Com 16 pontos, Jose Vargas foi o cestinha do jogo, metendo quatro bolas de três pontos. Com 14 pontos, Colmenares também foi bem, pegando ainda 11 rebotes. Gregory Vargas foi outro destaque, com oito pontos, oito rebotes e quatro assistências.
– Quero parabenizar o time venezuelano que fez uma grande partida. Nos dois primeiros ataques eles pegaram quatro rebotes e percebi que teríamos problemas físicos. Sentimos muito o aspecto físico porque perdemos uma noite de descanso viajando, e só conseguimos ter três ou quatro treinos com todos os jogadores. Tivemos um aproveitamento muito baixo nos arremessos de quadra, mas nada disso serve como desculpa. A Venezuela fez uma grande partida e mereceu a Vitória – disse o técnico do Brasil, Alexander Petrovic.
O próximo confronto da Seleção será na segunda-feira, às 18h (de Brasília), contra a Colômbia, em Medellin. A Venezuela encara, também no mesmo dia, o Chile, às 21h30, na Arena Valdivia.
A Seleção teve um início bem ruim no primeiro quarto da disputa, mas as trocas durante o jogo revigoraram o grupo. Os brasileiros chegaram a perder por 13 a 2 e o ataque parava na forte defesa venezuelana. Jhonatan e Scott Machado diminuíram a vantagem dos donos da casa e diferença caiu para quatro pontos.
O Brasil não conseguia melhorar a porcentagem nos arremessos e continuava com muitos erros. A Seleção não teve nem metade do aproveitamento. Para piorar a situação, a Venezuela aplicou 11 assistências, quase o dobro dos brasileiros. A dificuldade em passar pela defesa dos donos da casa era evidente e o resultado acabou em 38 a 24 para os venezuelanos no primeiro tempo.
A Seleção Brasileira, mesmo com Varejão e Huertas, que se destacam mais, não conseguiu superar a defesa da Venezuela. Com isso, os donos da casa souberam aproveitar a vantagem construída no primeiro tempo para ampliar nos dois períodos, já que o ataque brasileiro não era eficiente. Apenas no último período, a equipe comandada por Petrovic saiu com a vitória parcial, contudo não daria mais tempo para reação.