O Brasil venceu a Bélgica por 3 sets a 1, neste sábado, em Roterdã, na Holanda, pelo Campeonato Mundial de vôlei feminino. As parciais foram de 26-28, 25-17, 25-11 e 25-16. As brasileiras estão classificadas para a fase mata-mata do torneio.
+ Flamengo, Grêmio, São Paulo e mais: veja camisas lançadas em homenagem ao Outubro Rosa
O primeiro set da partida foi eletrizante. Com várias trocas de liderança no placar, a Bélgica terminou com a vitória. Normalmente coadjuvantes, Pri Daroit e Tainara foram protagonistas, com 7 pontos cada uma, mas não foram suficientes para parar as belgas, lideradas pelos 8 pontos de Britt Herbots.
No segundo set, o Brasil voltou a ser a equipe dos últimos jogos e venceu a Bélgica com facilidade. Tainara liderou novamente e fez mais 8 pontos.
+ Desempenho no Mundial coloca o Brasil no topo do ranking da Federação Internacional de Vôlei
No terceiro set, a seleção brasileira teve um desempenho brilhante e passou por cima das belgas. Em grande atuação coletiva, com Tainara sendo a maior pontuadora de novo, o Brasil colocou uma diferença de 14 pontos.
Com tranquilidade, as brasileiras fecharam a conta no quarto set com 8 pontos da capitã Gabi. Rosamaria, cotada para ser titular no início da competição, entrou e teve excelente desempenho.
Tainara liderou o Brasil em pontuação com 22 acertos, enquanto do lado belga Herbots teve 20.
Com a vitória, a seleção brasileira, que já havia confirmado a classificação para a próxima fase na vitória contra a Holanda na última sexta-feira, termina o Grupo E na segunda colocação, atrás somente da Itália.
Para passar de fase, a Bélgica precisa vencer a China no domingo por 3 sets a 0 ou 3 sets a 1. O Brasil aguarda os últimos jogos para saber se enfrentará o Japão, única seleção que venceu as brasileiras até aqui, ou a China nas quartas de final.
Na soma das duas fases de grupos, o Brasil terminou com 23 pontos, oito vitórias e uma derrota. As brasileiras perderam para o Japão e venceram República Tcheca, Argentina, Colômbia, China, Itália, Porto Rico, Holanda e Bélgica.
As brasileiras disputam as quartas de final na próxima terça-feira, em Apeldoorn, na Holanda, com transmissão do SporTV2.