O Brasil já está garantido na final da etapa três estrelas de Haiyang, na China, pelo Circuito Mundial de vôlei de praia 2018. As duplas Álvaro Filho e Luciano e Thiago e George venceram seus jogos pelas oitavas e quartas de final na madrugada deste sábado, e se enfrentam por um lugar na decisão do torneio na Ásia.
O confronto entre os brasileiros na semifinal vai acontecer às 23h40 deste sábado (de Brasília), manhã de domingo na China. Já a final masculina está programada para 5h de domingo no Brasil. Será a terceira vez que as duplas brasileiras se enfrentam, com Thiago e George tendo vencido os dois confrontos anteriores, todos válidos pela disputa do country quota.
Thiago comentou a evolução da dupla no torneio, que começou com derrota, se recuperou e está entre os quatro melhores na disputa:
— Foi uma viagem longa para a China e ainda estávamos nos adaptando no início. Nos jogos de hoje sacamos muito bem e conseguimos controlar as partidas para vencer. Nós queremos continuar com esse ritmo e esperamos vencer os próximos compromissos para levar uma medalha aqui na China. Sabemos da dificuldade, da qualidade do adversário, mas vamos buscar um bom resultado — analisou o bloqueador da dupla.
Ao lado de George, Thiago venceu nas oitavas de final os eslovenos Zemljak e Pokersnik por 2 sets a 1 e horas depois os australianos McHugh/Schubert por 2 sets a 1. Já Álvaro Filho e Luciano superaram nas oitavas de final os norte-americanos Stafford Slick e Casey Patterson por 2 sets a 0. Mais tarde, pela partida das quartas de final, derrotaram os franceses Romain Di Giantommaso e Jeremy Silvestre por 2 sets a 1.
Entre os brasileiros, apenas Luciano já foi ao lugar mais alto do pódio nesta etapa, curiosamente com dois parceiros diferentes. Ele venceu a etapa uma estrela de Miguel Pereira, no Brasil, ao lado de Vinícius Rezende (ES), além de ter conquistado o ouro na etapa de uma estrela de Manavgat, na Turquia, ao lado do carioca Oscar Brandão.
A etapa de Haiyang é a terceira de cinco etapas do nível três estrelas do Circuito Mundial 2018 e o Brasil conta com duplas apenas no naipe masculino. Desde 2017, as competições são classificadas de uma a cinco estrelas de acordo com a pontuação e a premiação que oferecem aos atletas, com eventos espalhados pelo planeta.
O torneio três estrelas na China rende 10 mil dólares aos campeões de cada naipe e 600 pontos no ranking geral do tour, distribuindo no total. Nesta temporada, o Brasil já conquistou 21 medalhas no Circuito Mundial (oito de ouro, nove de prata e quatro de bronze).