O Comitê Organizador dos Jogos de Paris 2024 anunciou, nesta quinta-feira, que o breakdance pode ser incluído no programa olímpico. Na lista de esportes adicionais para o evento, os dirigentes franceses mantiveram o surfe, o skate e a escalada esportiva, modalidades que serão novidade em Tóquio 2020.
A mudança ainda depende do aval do Comitê Olímpico Internacional (COI). O Comitê Executivo da entidade vai analisar as propostas em reunião agendada para o fim de março. Uma aprovação provisória pode ser concedida em junho, mas o COI só vai bater o martelo sobre o assunto em dezembro de 2020.
Outros esportes que farão parte do programa de Tóquio não foram incluídos para a Olimpíada na França: karatê, beisebol e o softbol. Os franceses também deixaram de fora o squash, a sinuca e o xadrez, modalidades que tentavam vaga no evento de 2024.
O breakdance foi disputado nos Jogos da Juventude de Buenos Aires, no ano passado, como uma espécie de teste. O Comitê Organizador de Paris 2024 destacou a forte presença do esporte no país como justificativa para a inclusão no programa olímpico. A França só fica atrás dos Estados Unidos no número de praticantes.
O bicampeão olímpico de canoagem e presidente do Comitê Organizador de Paris 2024,Tony Estanguet, justificou a escolha.
- Conecta-se aos melhores esportes do mundo para levar aos Jogos uma dimensão mais urbana, mais esportiva da natureza, mais artística - disse Estanguet.
A expectativa dos organizadores é que 248 atletas disputem os quatro esportes adicionais. O número total de competidores não pode ultrapassar 10.500, segundo as determinações do COI.
Se aprovado, o breakdance terá uma prova masculina e outra feminina, com 16 atletas cada. Na programação, o skate não sofre alterações e continua com quatro provas e 96 atletas. A escalada esportiva também tem a previsão de quatro provas, disputadas pelo total de 72 atletas. Por fim, surfe terá 24 atletas na disputa masculina e o mesmo número na feminina.
Maratona com novidades
Uma das provas olímpicas mais tradicionais também trará novidades em Paris. A maratona será aberta à participação de atletas amadores, mas os detalhes de como isso será feito não foram divulgados. Os organizadores ainda estudam a possibilidade de abrir outros esportes ao público.
- Pela primeira vez na história dos Jogos, Paris 2024 vai abrir a experiência olímpica ao grande público e dar a possibilidade de cada um participar de uma grande prova como a maratona, no mesmo percurso e nas mesmas condições dos atletas olímpicos - afirmou o Comitê Organizador dos Jogos. por meio de nota.