A etapa do Rio de Janeiro do Circuito Mundial de Breaking, o Breaking for Gold World Series 2023, terminou com vitória de grandes destaques do cenário. Neste domingo, a B-Girl Ami, do Japão, e o B-Boy Dany, da França, venceram as provas das categorias feminina e masculina. Todos os brasileiros caíram na fase preliminar, com exceção da B-Girl Mini Japa, que chegou nos 32 avos de final da competição.
A B-Girl Ami superou a B-Girl 671 na grande final. O bronze ficou com a B-Girl Ayumi, também japonesa, que passou pela B-Girl India, da Holanda. No masculino, Dany derrotou o B-Boy Phil Wizard, do Canadá, atual campeão mundial. O B-Boy Shigekix, do Japão, derrotou B-Boy Jeffro, dos Estados Unidos, e fechou o pódio com o bronze.
+ Breaking nas Olimpíadas: como os b-boys e b-girls se classificam para Paris 2024
O B-Boy Dany deu um grande passo para representar a França nos Jogos Olímpicos. Vale ressaltar que, como o evento será realizado em Paris, dois franceses - um em cada categoria - estão garantidos na modalidade.
A próxima etapa do Breaking for Gold World Series ocorrerá em Montpellier, na França, nos dias 17 e 18 de maio. Os Campeonatos Europeu, Africano e Pan-Americano também serão realizados no próximo mês.