Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 27/01/2017
14:48
Compartilhar

O campeão olímpico Thiago Braz da Silva estreia na temporada 2017, neste sábado, de uma forma especial. Vai enfrentar o francês Renaud Lavillenie, seu grande adversário nos Jogos Olímpicos do Rio-2016, no confronto mais esperado da quinta edição do Meeting Indoor Perche Elite Tour, a partir das 17 horas (no horário de Brasília), na Kindarena de Rouen, na França.

Thiago e Lavillenie fizeram um grande duelo no salto com vara no Estádio do Engenhão, em agosto, com a vitória do brasileiro, que conquistou a medalha de ouro, com 6,03 m, novo recorde olímpico. O francês, campeão em Londres 2012, ficou com a prata, com 5,98 m.

Também estão inscritos na competição o canadense Shawn Barber, campeão mundial em Pequim-2015, o grego Konstadinos Felippidis e do polonês Piotr Lisek. Na prova feminina, o destaque é a norte-americana Sandi Morris, vice-campeã nos Jogos-2016.

Em entrevista após chegada à França, depois de mais de 20 dias de treinamento no Centro Olímpico de Spala, na Polônia, Thiago disse estar ansioso para voltar a competir. A sua última prova foi no dia 8 de setembro, quando ganhou a medalha de prata na etapa de Schaan, em Liechtenstein, da Golden Flying, com 5,70 m.

- A temporada indoor servirá como preparação para as grandes competições ao ar livre do ano. Vai quebrar o gelo. Se saltar entre 5,70 e 5,80 m, acredito que será um bom começo" - afirmou a agência internacional de notícias AFP.

A conquista do ouro olímpico alterou a sua rotina. Teve muitos compromissos pessoais e profissionais, que exigiram mudanças no cronograma de treinamentos elaborado pelo ucraniano Vitaly Petrov, que o acompanha há mais de dois anos.

- Tive de administrar várias situações que não existiam antes da vitória no Rio. No fim, porém, tudo deu certo e não vejo a hora de entrar na pista - lembrou o brasileiro.

Muito rigoroso, mas também muito paternal em sua relação com Thiago, Vitaly Petrov, responsável pela carreira de estrelas como Sergey Bubka e Yelena Isinbayeva, disse que a temporada em pista coberta de Thiago será bem curta este ano.

- Ele teve apenas 83 dias de treinos até agora contra 124 no último ano. Não se faz mágica. Ele foi campeão olímpico com 22 anos e meio e agora terá de digerir tudo o que aconteceu nos últimos meses e partir para a temporada em estádio.

Depois de Rouen, Thiago competirá no dia 5 de fevereiro em Clermont-Ferrand, também na França, e no dia 10, em Berlim, na Alemanha, fechando as provas indoor.

- No final de março, já começo a treinar em ambientes abertos para a temporada de verão da Europa. Quero saltar 6,00 m novamente antes do Mundial de Londres, em agosto - concluiu o atleta nascido em Marília, no interior de São Paulo.

A Kindarena, sede nos últimos dias de partidas do Campeonato Mundial Masculino de Handebol, deverá receber cerca de 5 mil fãs do Atletismo neste sábado.

Siga o Lance! no Google News