Nesta quarta-feira, foram anunciados os três finalistas do prêmio Melhor Defensor do NBB. O octacampeão Alex Garcia (Gocil/Bauru Basket) está novamente na briga e terá como adversários Jimmy (Mogi das Cruzes/Helbor) e Bennet (E.C. Pinheiros). O vencedor será anunciado na Festa dos Melhores do Ano, realizada em São Paulo, após o término das Finais.
Aos 36 anos, o ala é um dos destaque do finalista da competição, além de ser o único atleta a manter a hegemonia de uma das categorias de premiação individual desde a primeira edição. Já Jimmy aparece entre os finalistas pelo terceiro ano consecutivo. Na temporada 2014/2015, o ala de 27 anos foi o terceiro colocado e, na passada, o vice-campeão.
As equipes de Alex e Jimmy foram as menos vazadas da fase de grupos. O Bauru - melhor defesa do campeonato até o momento, com média de 75,88 pontos sofridos - sofreu, na primeira fase, 2086 (74,50 por jogo) pontos e o Mogi, 2088 (74,57 por jogo).
Outro finalista desta categoria, Bennett, de 29 anos, concorrerá pela primeira vez em sua carreira a um prêmio individual do NBB. Em sua segunda temporada no campeonato, o armador americano foi um dos grandes destaques da campanha que levou o Pinheiros até as semifinais.
Assim como nas edições anteriores, a Liga Nacional de Basquete (LNB) realizou uma votação para a nomeação dos vencedores dos troféus de Destaque Jovem, Jogador que Mais Evoluiu, Melhor Defensor, Sexto Homem, Melhor Atleta Estrangeiro, Melhor Técnico (Troféu Ary Vidal), MVP (Jogador Mais Valioso) e Quinteto Ideal (Armador, Ala/armador, Ala, Ala/pivô e Pivô).