Dono de quatro títulos da Volta da França, o ciclista Chris Froome declarou, em entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira, que não fez uso de doping intencionalmente e acredita que o processo mostrará que ele é inocente. O campeão da Volta da Espanha testou positivo para salbutamol, substância presente em medicamento de combate a asma. Froome não foi suspenso provisoriamente.
- Sei que, dentro de mim, eu segui o protocolo e acredito não ter ultrapassado nenhum limite. Espero que até o final deste processo, que será claro para todos, eu seja exonerado de qualquer transgressão - afirmou.
Em exame realizado durante a Volta da Espanha, foi constatada a presença da substância duas vezes além do permitido pela União Ciclística Internacional (UCI).
- Fui testado durante todos os dia durante a corrida, porque sempre estive na liderança. Sabia que teria que fazer os testes. Nós também temos todos os detalhes do meu dia a dia dentro da equipe: o que eu comi todos os dias, quantas vezes parei para fazer xixi. O detalhe que podemos fornecer é vasto - contou Froome.
Através das redes sociais, o ciclista disse que o episódio não manchará seu legado e defendeu o uso de inaladores por atletas asmáticos.
- É triste ver os equívocos que estão sendo cometidos em torno do uso do salbutamol pelos atletas. Minha esperança é que isso não impeça os atletas asmáticos de usarem seus inaladores em situações de emergência por medo de serem julgados. Não é algo para se envergonhar.
Caso seja condenado, Chris, de 32 anos, pode perder o título da Volta da Espanha e ainda receber uma suspensão. O britânico soma medalhas de bronze olímpicas, obtidas em Londres-2012 e no Rio-2016.
Rival incomodado
Através das redes sociais, o ciclista alemão Tony Martin mostrou-se indignado com o tratamento dado a Froome pela UCI. O atleta reclama da não-suspensão do companheiro de modalidade e do tempo dado para este prestar esclarecimentos.
- Estou muito bravo. Outros atletas são suspensos imediatamente depois de testar positivo. Ele e sua equipe estão tendo tempo para se explicar. Não tenho notícia de algum caso similar a esse. Isso é um escândalo e ele não poderia ser autorizado a disputar qualquer campeonato mundial. Será que ele e a equipe dele têm uma posição especial? - escreveu.