Realizado no último domingo, o Circuito Rei Rainha do Mar reuniu cerca de 1000 atletas de diversas idades em Ubatuba, cidade do litoral paulista. A competição, que coloca em cheque a resistência dos participantes, teve oito provas voltadas para adultos e crianças que incluíram natação, beach run e Stand Up pedle.
Apoiada pela prefeitura, a iniciativa tem o objetivo de promover atividades que incentivam saúde e bem estar. Por conta disso, reúne modalidades esportivas que podem ser realizadas por crianças a partir de 5 anos. Nessa etapa, também houve a prova de natação mais extensa, conhecida por Challenge, com 5 km, onde os competidores deram a volta na ilha do Sape. Além dos nadadores do Challenge, os atletas de SUP tiveram a oportunidade de desfrutar desse visual ímpar.
Outras modalidades tradicionais foram mantidas, como as provas de natação, Sprint e Classic, com 1 e 2,5 km, respectivamente; o Beach Run, 5 km de corrida na areia; e o Beach Biathlon, 1 km de natação e 2,5 km de corrida na areia. Também ocorreram as provas de Corrida Kids, destinadas aos pequenos de 5 a 13 anos, com distâncias que variaram de acordo com a faixa etária, as de Natação Kids também, voltadas para o público de 9 e 13 anos.
Gerente da Effect Sports, empresa responsável pela organização do evento, Julia Camargo explica a importância da interação do público de todas as idades com o esporte no desenvolvimento de consciência.
- Essa é a idade em que se inicia a conscientização de mundo e o esporte faz parte do processo para ensinar dedicação, superação e responsabilidades de forma descontraída. O Rei e Rainha do Mar, tem o intuito de proporcionar momentos de interação entre os responsáveis legais e as crianças, onde é possível incentivar a qualidade de vida e o bem estar - conclui Julia Camargo.
Para ela, é importante que todos sintam-se envolvidos com as provas, para que essa prática esportiva seja ampliada e conquiste mais adeptos.
- A modalidade de maratona aquática vem crescendo a cada dia e isso tem ajudado a crescer significativamente os números de atletas. Esse é um esporte praticado em grupo, que une todos que estão passando pelas mesmas provas e desafios. É comum ver todos se ajudando e motivando para que ninguém desista. É por causa desse espírito de união que o RRM também conquistou os territórios em âmbito nacional. Hoje o evento percorre Santa Catarina, Distrito Federal, Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro e já completa seu nono ano - finalizou.
No evento também é possível encontrar belas histórias de superação como a de Maria Tersa Rossi, que entrou na prova de natação mesmo passando por tratamento contra o câncer. A motivação para encarar a disputa veio da vontade superar o desafio na água a fim de estimular sua perseverança.
- Se eu consigo vencer um desafio como esse, tenho garra para vencer a doença. Sei que pode parecer bobagem, mas me sentir viva e ativa através do esporte, mostra o quão possível é ter objetos e derrubar cada obstáculo. Essa história eu partilho com muitos que nadam ao meu lado. É uma vitória a cada passo em que muitos compartilham comigo e me fazem sentir cada dia melhor - disse Maria Teresa.
A próxima etapa do Circuito Rei e Rainha do Mar irá acontecer no Rio de Janeiro, nos dias 22 e 23 de dezembro. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site da competição.
Confira a lista de ganhadores:
- Beach Run (5 km de Corrida na Areia)
Feminino – Jessica dos Reis
Masculino- Paulo Endrigo dos Santos
- Sprint (1 km de Natação em águas aberta)
Feminino – Catarina Cucatti Ganzeli
Masculino – Daniel Costa Cunha
- Beach Biatlon (1 km de Natação em águas abertas e 2,5 km de corrida na areia)
Feminino – Luciana Celestino dos Santos
Masculino – Felipe Guedes
- Classic (2,5 km de Natação em águas abertas)
Feminino – Natália Oliva
Masculino – Patrick Winckler
- Challenge (5 km de Natação em águas abertas)
Feminino – Betina Lorscheitter
Masculino – Alexandre Bueno
- Stand-Up Paddle (Pro 10 km)
Feminino – Aline Abad
Masculino – Luiz Guida “Animal”