COB fala em corte de R$ 43 milhões em despesas devido à pandemia

Presidente diz que momento é de 'garantir a sustentabilidade de todo o sistema olímpico'

imagem cameraPresidente do COB, Paulo Wanderley (ao centro) fez balanço das ações na crise (Foto: Rafael Bello/COB)
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Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 18/05/2020
21:21
Atualizado em 19/05/2020
08:10
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Passados dois meses desde o início do isolamento pela pandemia do novo coronavírus no Brasil, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) divulgou um balanço das principais medidas de proteção e suporte ao esporte tomadas pela entidade. A entidade informou ter reduzido despesas de ordem administrativa e de projetos em 2020 em cerca de R$ 43 milhões.

O COB afirma que tem como objetivo zelar pela integridade física e saúde de seus públicos diretos (atletas, treinadores e colaboradores), garantir a sustentabilidade do Movimento Olímpico nacional através das Confederações Brasileiras, bem como propiciar a melhor preparação e condições de classificação para os atletas.

- Estamos trabalhando árdua e incessantemente para buscar alternativas que permitam que o Movimento Olímpico Brasileiro supere a crise provocada pela pandemia da melhor forma possível. Nossa preocupação é garantir a sustentabilidade de todo o sistema olímpico e também uma preparação adequada aos nossos atletas para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Além disso, o COB se mobiliza ainda para inspirar e sensibilizar a sociedade no combate à COVID-19 - afirmou o presidente do COB, Paulo Wanderley Teixeira.

Desde o dia 18 de março, os colaboradores do COB estão trabalhando no sistema de home office, no intuito de replanejar a missão Tóquio-2020, oferecer suporte a atletas e Confederações através de cursos, palestras e outras ações, e manter desta forma o sistema olímpico ativo e preparado para a retomada.

- Os acontecimentos são muito dinâmicos. Estamos tomando as decisões diariamente e trabalhando em parceria com a Secretaria Especial do Esporte e as Confederações para preservar o máximo possível o esporte brasileiro. O mais importante, porém, é que cada um de nós se cuide e cuide dos seus para vencermos a luta contra esse adversário comum que é o novo coronavírus - conclui o presidente do COB.

Veja as principais ações divulgadas pelo COB até o momento

• Redução de despesas do COB de ordem administrativa e de projetos em 2020 de cerca de R$ 43 milhões;
• Garantia do orçamento dos recursos descentralizados das Loterias no valor de R$ 120 milhões para as Confederações Olímpicas, conforme orçado e divulgado;
• Revisão dos critérios de distribuição dos recursos da Lei 13.756/18 para 2021;
• Estudo para uso de recursos da Lei 13.756/18 destinados à atividade fim em 2020 para 2021;
• Solicitação da revisão dos limites da portaria 341/18 à Secretaria Especial do Esporte;
• Repatriação de atletas em treinamento e competição no exterior nos meses de fevereiro-março;
• Em conjunto com as áreas médicas das Confederações Olímpicas, elaboração de protocolo de volta à normalidade para os treinamentos esportivos (em andamento);
• Cessão de material do Centro de Treinamento Time Brasil para uso de atletas das Confederações Olímpicas em suas casas no período de isolamento social;
• Elaboração de tutorial em vídeo com orientação de exercícios para atletas se manterem ativos em casa;
• Confecção de cartilha com cuidados de prevenção distribuída para toda a comunidade olímpica brasileira;
• Reunião com Chefes de Equipe das modalidades dos Jogos Tóquio 2020 para atualização e ajuste do planejamento;
• Suporte de gestão às Confederações Olímpicas, com reuniões e seminários nas áreas: jurídico, comunicação e marketing, programa GET (Gestão, Ética e Transparência) e capacitação (cursos do Instituto Olímpico Brasileiro);
• Ampliação do prazo de envio de evidências pelas Confederações para atualização de sua situação no programa GET;
• Doação de cestas básicas a alunos das escolas municipais atendidas pelo projeto Transforma (em execução);
• Criação de material lúdico disponibilizado gratuitamente pelo site e redes sociais do COB para crianças (cadernos de colorir e passatempo);
• Campanhas digitais para conscientização dos protocolos de prevenção ao novo coronavírus (#UmÚnicoTime e #TimeBrasilemCasa) e apoio à linha de frente.

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