Em processo de modernização estrutural, o Comitê Olímpico do Brasil está implementando no quadro de ação, a área de Educação e Prevenção ao Doping. Para assumir o novo projeto, foi contratado o médico Christian Trajano, ex-diretor técnico da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD).
Na nova etapa, a área vai criar um aplicativo para um aprendizado online sobre o doping, uma plataforma de ensino à distância, além de ações presenciais no CT do Time Brasil, como palestras e seminários. O projeto estreita os laços do COB com a Agência Mundial Antidopagem (WADA), respeitando o Código Mundial de Antidopagem.
- Vamos também integrar as ações de educação e prevenção de doping aos cursos de formação de treinadores do Instituto Olímpico Brasileiro, o braço de educação do COB. Em um segundo momento, vamos utilizar o Transforma, programa de promoção dos Valores Olímpicos do COB, para fazer a educação antidopagem chegar às gerações mais jovens. - disse Christian Trajano, que foi complementado por Rogério Sampaio, diretor geral do COB e medalhista de ouro no judô em Barcelona 1992:
- O COB sempre fez um trabalho de alerta aos perigos da utilização de substâncias proibidas junto aos nossos atletas olímpicos. Mas, como a preocupação com esse tema aumentou nos últimos anos, o COB entendeu a importância da contratação de um especialista no assunto para aprofundar ainda mais esse trabalho de educação e prevenção, desenvolvendo mecanismos para aumentar o conhecimento dos nossos atletas nessa área. Além da justiça e do fair play competitivo, o COB entende o esporte limpo como sinônimo de saúde - emendou o diretor do COB.