Nesta terça-feira, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) recebeu em sua sede, no Rio de Janeiro, nove dos 16 participantes da quinta turma do Programa de Carreira do Atleta (PCA), realizado pelo Instituto Olímpico Brasileiro (IOB). Nesta edição, o programa focará em atletas em transição de carreira, ou seja, que já se aposentaram ou desejam se preparar para deixar o alto rendimento.
A nova turma do PCA será formada por: Aline Silva (Lutas), Erika Coimbra (vôlei), Evelyn dos Santos (atletismo), Fabiana Beltrame (remo), Fernanda Ferreira (vôlei), Jade Barbosa (ginástica artística), Luana Bartholo (remo), Tiago Camilo (judô) e Thaíssa Presti (atletismo), Yane Marques (pentatlo), Daniela Piedade (Handebol), Daniele Hypólito (Ginástica Artística), Érika de Souza (basquete), Fabiana “Dara” Diniz (handebol), Henrique Barbosa (natação) e Luciano Correa (judô).
- A evolução do esporte passa necessariamente pela participação direta dos atletas e ex-atletas. O COB acredita e pratica isso. E hoje estamos pensando no atleta não só nas quadras, pistas e piscinas, mas na direção do esporte no país. Mas, para isso, é preciso estudo, dedicação e esforço. É preciso manter o mesmo foco e disciplina que o atleta teve durante sua carreira esportiva. O nosso trabalho com esse programa é orientar o potencial do atleta para uma nova carreira. O objetivo final é transformar o Brasil em uma potência olímpica, usando também a Educação, o grande instrumento de transformação do ser-humano - disse Augusto Heleno Pereira, diretor do Instituto Olímpico Brasileiro, o braço de Educação do COB.
Presente no lançamento da turma, o campeão olímpico de vôlei em Atenas-2004, Nalbert Bitencourt falou sobre sua experiência no pós-carreira e como o programa o ajudou. O atleta participou da primeira edição do PCA.
- Chega uma hora em que o atleta tem que colocar um ponto final em sua carreira e seguir orgulhoso por novos caminhos. Quando entrei no Programa de Carreira do Atleta do COB, um novo mundo de abriu à minha frente. Foi com esse auxílio que eu identifiquei a necessidade de fazer uma faculdade de Comunicação e Marketing e hoje esse é o meu caminho - explicou Nalbert.
Lançado em 2011 pelo Instituto Olímpico Brasileiro, o PCA já atendeu 53 atletas. Eles participaram de um total de 472 sessões de coaching e receberam 30 bolsas de estudos em cursos de capacitação, graduação e pós-graduação. No ano passado, o programa também capacitou oito atletas e ex-atletas para atuarem como coaches assistentes.