O Comitê Olímpico Internacional anunciou cinco esportes que farão parte da programação a partir da Olimpíada de 2028, em Los Angeles. Em votação nesta segunda-feira (16), em Mumbai, o COI aprovou a inclusão do críquete, flag football, squash, beisebol/softbol e lacrosse.
- A escolha desses cinco novos esportes está alinhada com a cultura esportiva americana e apresentará esportes americanos icônicos ao mundo, ao mesmo tempo que trará esportes internacionais para os Estados Unidos - disse o presidente do COI, Thomas Bach.
Há uma semana, o comitê organizador dos Jogos de 2028 havia indicado a inclusão das cinco modalidades ao COI, que oficializou a decisão nesta segunda. Flag football e squash farão suas estreias em Olimpíadas, enquanto beisebol/softbol, críquete e lacrosse retornam ao programa olímpico.
O flag football é uma versão cinco contra cinco e sem contato do futebol americano; ao invés de derrubar o adversário, o atleta tem que tirar uma fita colocada na roupa do rival. O "football" é o esporte mais popular dos EUA, local de disputa dos Jogos em 2028, e a NFL vinha pressionando os organizadores pela inclusão do esporte na Olimpíada. Por conta da logística e tempo de descanso necessário, a modalidade original será substituída pelo flag.
Outros esportes que tiveram de ser reduzidos para se adaptarem ao programa olímpico foram críquete, em uma versão chamada twenty, e lacrosse. Ambas modalidades já estiveram nos Jogos Olímpicos no início do século passado, há mais de cem anos. Já o beisebol e sua versão feminina chamada de softbol voltam após ficar de fora de Paris 2024. Por fim, o squash finalmente conseguiu sua inclusão nos Jogos Olímpicos após 20 anos de tentativas.