menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Colapinto vê opções de equipes se diluírem e caminha para reserva da Williams em 2025

Segundo o site da revista alemã Auto Motor und Sport, o piloto argentino seguirá na Williams

franco-colapinto-williams-scaled-aspect-ratio-512-320
imagem cameraFranco Colapinto substituiu Logan Sargeant na Williams (Foto: Frederic J. Brown / AFP)
0b4d39c1-0cb5-4d31-a32c-7e9a8a96e1c1_Avatar GP
Grande Premio
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 03/12/2024
18:41
Atualizado há 0 minutos

  • Matéria
  • Mais Notícias

Franco Colapinto causou um frenesi no grid com a estreia avassaladora na Itália e os pontos já na segunda corrida, no Azerbaijão, mas o argentino deve mesmo continuar na Williams na Fórmula 1 2025. E sem lugar para ser titular, já que o time inglês terá Alexander Albon e Carlos Sainz, a expectativa é que vá para a reserva e dê sequência a um intenso programa de testes até o mercado se abrir novamente.

continua após a publicidade

➡️ FIA propõe mudança interna e tenta dar mais autonomia a Sulayem contra acusações

A informação é do site da revista alemã Auto Motor und Sport desta terça-feira (3). A opção, no caso, é válida porque tanto Albon quanto Sainz possuem cláusulas contratuais que os liberam do contrato com o time de Grove caso haja interesse de algum time de ponta. A publicação alemã, inclusive, especifica que o atual piloto da Ferrari tem a opção de ir para a Red Bull se houver vaga por lá daqui a um ano.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Colapinto estreou na F1 no GP da Itália, substituindo Logan Sargeant, e impressionou não apenas por andar muito próximo de Albon nas classificações, como também pelos pontos marcados em Baku e nos Estados Unidos. A Red Bull logo se agitou e demonstrou interesse, e a mídia argentina chegou a noticiar que havia um acordo encaminhado para que ele corresse no lugar de Sergio Pérez.

continua após a publicidade

As especulações aumentaram quando Christian Horner, chefe dos taurinos, foi visto nas instalações da Williams em Interlagos. Os ingleses, todavia, exigiam pagamento de US$ 20 milhões (R$ 121 milhões, na cotação mais recente) para liberá-lo, e a Red Bull até cogitou usar os próprios patrocinadores de Franco para cobrir o valor, segundo o site neerlandês RacingNews365.

Só que os acidentes em Interlagos e Las Vegas fizeram o alvoroço em torno dele baixar. A Alpine, outra a demonstrar desejo de trazer Colapinto e dispensar o contratado Jack Doohan antes mesmo do início da temporada, também desistiu por conta da multa considerada alta demais por Flavio Briatore, informou a AMuS. Os franceses querem focar em jovens talentos como Paul Aron, o novo reserva.

continua após a publicidade
AUTO-PRIX-F1-QAT-QUALIFYING Colapinto Franco Williams
Franco Colapinto, da Williams, no Grande Prêmio do Catar (Foto: Mahmud HAMS / AFP)

Chefe da Williams, James Vowles chegou a falar há alguns meses sobre a possibilidade de Colapinto continuar com o time. “Em primeiro lugar, teríamos o melhor piloto reserva no momento. Em segundo lugar, ele receberia a melhor preparação com testes de carros de outras temporadas e simulações. Fiz algo semelhante com Esteban Ocon, e o intervalo de um ano também foi benéfico para ele”, salientou.

A Red Bull renovou contrato com Pérez, mas a ESPN afirma que ele deixará o time depois do GP de Abu Dhabi deste fim de semana. Liam Lawson e Yuki Tsunoda brigam pela vaga. Na Alpine, Doohan já assume o cockpit de Ocon para valer em Yas Marina, ao lado de Pierre Gasly.

Fórmula 1 retorna já neste fim de semana, entre os dias 6 e 8 de dezembro, com o GP de Abu Dhabi. Será a 24ª e última etapa da temporada 2024.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias