Colombiano vence a Etapa Rainha do Tour de França. Roglic segue na ponta

Angel López foi o vencedor da etapa mais dura do Tour de France e assumiu o terceiro lugar geral. Porém, tirou pouca diferença para Primoz Roglic, que está perto do título

imagem cameraPrimoz Roglic (foto) chegou em segundo lugar na etapa rainha (vencida por Miguel Angel López) , manteve a camisa amarela (líder da classificação geral) e é o grande favorito para o título do Tour de France-2020 (AFP)
Avatar
Lance!
Paris (FRA)
Dia 16/09/2020
13:11
Atualizado em 16/09/2020
13:22
Compartilhar

O título do Tour de France-2020 ficará com um ciclista da Eslovênia ou da Colômbia. Na etapa desta quarta-feira - Grenoble Maribel, montanha, 170km, com duas montanhas gigantescas e com status de Etapa Rainha (a principal) - o colombiano Miguel Angel López (da Astana), arrancou nos dois quilômetros finais para chegar em primeiro lugar com o tempo de 4h49m08s.  Com isso, subiu do quarto para o terceiro lugar na classificação geral (camisa amarela), com os dois eslovenos que lideram na classificação geral logo atrás: o Top1 Primoz Roglic (Jumbo Visma) em segundo, 11s depois, e Tadej Pogacar (Emirates) em terceiro, 30s de deficit.

Com os tempos obtidos na Etapa Rainha e a grande diferença que colocaram na concorrência, é deste trio que sairá o campeão. Roglic lidera com o tempo somado de 74h56m04s e ampliou a sua diferença para Tadej Pogacar, agora em 57s. Miguel Angel López está 1m26s atrás do líder.  Restam quatro etapas para o término da competição.


Como foi 

A etapa foi emocionante. Campeão em 2019, Egan Bernal nem foi para a estrada, preferindo desistir e reiniciar a sua preparação para o restante da temporada. Já Nairo Quintana, sentindo uma queda que teve na antepenúltima etapa, ficou muito para trás na primeira montanha, Col de Madeleine , e jogou a toalha (completou a prova 25 minutos depois do líder).

Neste momento, a fuga se lançou com o equatoriano Richard Carapaz (Ineos) puxando um trio da fuga ao lado de Inzaguirre e Julian Alaphillipe e abrindo para ficar sozinho na metade final da subida final, a Col de La Loze (com trechos de inclinação de até 18%).

Nessa hora, Carapaz somava 10s de diferença para o pelotão, que já tinha dinamitado todos os outros sobreviventes da fuga. Angel López fez um ataque restando 2km para a chegada e assumiu a ponta. Apenas Roglic e Pogacar conseguiram manter o ritmo, afastando-se do restante do pelotão e monitorando a diferença para o colombiano.

Etapa 18

A etapa 18 ocorrerá hoje, entre Maribel e La Roche, de 175km. É a última de montanha dura e, embora a tendência seja a vitória da fuga, esta será a chance de ouro para Angel López se manter vivo na disputa, tentando tirar a diferença para Pogacar e ainda sonhar com o título.

Siga o Lance! no Google News