Uma novela com muita emoção, reviravoltas e que deixa os espectadores atentos até os segundos finais. A personagem principal da trama: Dara. O nome: Explode Coração. Opa, isso até parece um plágio da novela da TV Globo, que ficou no ar do fim de 1995 até maio de 1996. Mas na verdade tem sido o enredo da campanha da Seleção Brasileira feminina no Mundial da Dinamarca. Afinal, o que não faltam são momentos de tirar o fôlego.
E neste domingo, às 17h30 (de Brasília), em Kolding, acontece mais um capítulo dessa trama, com o duelo entre Brasil e Romênia pelas oitavas de final. A esperança é que seja mais uma etapa de sucesso para que a trama não seja encerrada antes do esperado.
Atual campeã mundial, a Seleção Brasileira tem provado na competição deste ano estar cada vez mais madura. Se em anos anteriores a equipe até chegava a fazer frente às principais adversárias, mas não saía vitoriosa – como nos Jogos Olímpicos de 2012, quando chegou a estar na frente contra a Noruega nas quartas de final, porém acabou derrotada por um gol –, agora tudo mudou.
Na Dinamarca, as brasileiras conseguiram dois resultados imprevisíveis até poucos segundos para o fim das partidas: o empate com a Coreia do Sul e a vitória diante da França. Se no primeiro duelo a ala Alexandra Nascimento brilhou, no último foi Dara quem se tornou a heroína.
Trama de novela? Pode até ser, ainda mais porque a pivô na verdade se chama Fabiana Carvalho Diniz e recebeu o apelido justamente por conta da famosa novela global.
– Em minha antiga equipe, em Osasco, tinham muitas Fabianas. E no começo, eu não tinha uma casa fixa, então, era uma cigana (risos). Aí, uma companheira de time me chamou de Dara, e o apelido ficou até hoje – explicou a atleta ao site do LANCE!.
Para Dara, essa mudança nos resultados da Seleção em jogos importantes tem uma explicação:
– É a maturidade. Para mim, essa é a palavra que define isso.
O momento também parece ajudar. Afinal, somadas as partidas do Mundial de 2013, são 14 jogos de invencibilidade no torneio (13 vitórias e 1 empate). Então, que a trama brasileira tenha novo final feliz.
NO SUFOCO
Coreia do Sul
Na estreia no Mundial, o Brasil perdia para a Coreia do Sul por 24 a 23. Mas com dois segundos para o fim do jogo, Alexandra Nascimento empatou o duelo.
......................
França
O jogo valia a primeira colocação do Grupo C, e a França jogava pelo empate. Com dez segundos para o fim, as francesas empataram. Na saída de bola, restando quatro segundos, Dara arriscou do meio da quadra e marcou: 21 a 20 para o Brasil.
A NOVELA EXPLODE CORAÇÃO
Novela do horário nobre da TV Globo, entre 6 de novembro de 1995 e 3 de maio de 1996. A personagem principal era a cigana Dara, interpretada por Tereza Seiblitz. Teve 185 capítulos.
CONFIRA UM BATE-BOLA COM DARA:
Como foi a sensação de levar o empate França e, logo, em seguida fazer o gol da vitória do meio da quadra e nos últimos segundos?
Dara: Em nenhum momento, desisti de ganhar... E logo em seguida, veio a sensação maravilhosa de fazer o gol!
Esse foi o segundo jogo em que o Brasil fez um gol no fim e mudou um resultado ruim. De onde vem essa estabilidade emocional?
D: Estamos sabendo desde o início que os jogos seriam muito duros e que teríamos de manter a concentração, o foco e a tranquilidade. A maturidade da equipe e o grande trabalho psicológico que nossa psicóloga faz são a chave dessa estabilidade.
Morten Soubak vibrou demais contra a França. O que ele falou?
D: Parabéns, parabéns mesmo! Mas já acabou. Agora, é focar no próximo. Ele é muito sério e sabe que agora começa uma guerra por jogo. Até agora, não ganhamos nada, não podemos nos deslumbrar.
Qual a expectativa para o jogo contra a Romênia?
D: Vai ser um jogo duro, difícil. Será o jogo das nossas vidas... Por que falo isso? Porque se o resultado for negativo, já não existirá mais jogos, e a partir deste domingo cada fase que a gente passar será o jogo da nossa vida!