O presidente da Rússia, Vladimir Putin, quer organizar uma competição esportiva entre as nações do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) em 2024. Com o país fora das Olimpíadas de Paris, o mandatário quer receber os parceiros comerciais para uma espécie de "Jogos da Amizade". A informação é da agência "EFE".
A ideia foi uma iniciativa do ministro do esporte russo, Oleg Matitsin, e foi apoiada por Putin. O presidente russo quer que o primeiro-ministro Mikhail Mishustin apresente as propostas correspondentes até o dia 1º de julho. O assunto pode ser tratado na cúpula dos Brics, em agosto, em Johanesburgo, na África do Sul.
A Rússia está barrada de participar dos Jogos Olímpicos por causa da intervenção militar na Ucrânia, mas Putin ainda busca reverter a decisão. Em março, o Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou a participação de atletas individuais russos e bielorrussos sob uma bandeira neutra. No entanto, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, se opõe à presença de esportistas do país.
+ Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90
A última edição dos Jogos dos BRICS aconteceu em 2022, mas com uma proposta diferente. Com a China como presidente e a pandemia ainda atingindo o país, o torneio foi organizado inteiramente online.