Como funciona a escolha de novos esportes para as Olimpíadas?

COI anunciou a entrada de outras modalidades no maior evento poliesportivo do mundo, entenda como acontece a seleção

imagem cameraSede do COI em Lausanne, Suíça (Foto: Divulgação/COI)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 15/10/2023
12:11
Compartilhar

O Comitê Olímpico Internacional (COB), anunciou na sexta-feira (13) a inserção de cinco novos esportes nos Jogos de Los Angeles 2028. Em Tóquio 2020 tivemos a estreia de novas modalidades no maior evento poliesportivo do mundo, dentre eles: beisebol/softbol, karatê, escalada, surfe e skate.

Muitos ainda tem dúvidas de como é realizado a escolha de um novo esporte para as Olimpíadas. Pensando nisso, o Lance! tira as suas dúvidas e explica como funciona a seleção de modalidades olímpicas.

+ Lutadores reagem anúncio de saída da Agência Antidoping dos EUA do UFC

Para ter o reconhecimento necessário da entidade, a organização do esporte deve seguir esse passo a passo para chegar nas Olimpíadas.

+Quais modalidades estarão nos Jogos Olímpicos de Paris 2024?

RECONHECIMENTO

(Foto: Greg Martin/ IOC)

O primeiro passo para ser reconhecido nas Olimpíadas é ter o selo de verificação do COI. Em seguida, ele passa a ser organizado por uma Federação Esportiva Internacional, como o caso da FIFA, que administra o futebol e a FIBA, o basquete, por exemplo.

+ NFL lança programa de categoria de base no Brasil, em parceria com a CBFA

VALORES OLÍMPICOS

Softebol em Tóquio 2020 (Foto: KAZUHIRO FUJIHARA / AFP)

A organização esportiva de deve se comprometer com dois movimentos importantes: o código antidoping e a Carta Olímpica. Assim, na primeira instância, os atletas não devem usar substâncias ilícitas que melhorem o desemprenho nas provas e a segunda, é estabelecer os valores e princípios do Movimento Olímpico.

+ A sua carreira no futebol pode começar hoje. Garanta a sua vaga no curso Gestor de Futebol e capacite-se!

POPULARIDADE

Ítalo foi o primeiro brasileiro a conquistar uma medalha no surfe, em Tóquio 2020 (Foto: Jonne Roriz/COB)

Para a entrada de alguma modalidade, outra precisa sair da lista olímpica. Sendo assim, o Comitê Olímpico Internacional está sempre revisando os esportes presentes nos Jogos e analisando, quais poderão render mais engajamento da população e claro, no investimento dos patrocinadores ou da mídia. Dessa forma, há um esforço político por parte das federações internacionais para manter o seu esporte no torneio.

No entanto, em 2020, a entidade foi boa com as organizações e decidiu que pela primeira vez na história, nenhum esporte seria excluído dos Jogos. Porém, como tudo não são flores, certos esportes são exclusivos do Japão, podendo não aparecer em Paris 2024, como Beisebol, Softbol e o Karatê. Os dois primeiros voltarão em Los Angeles 2028.

Devido ao desinteresse na população mais jovem, o COI vem a todo momento reverter essa situação, como inserir o surfe, que ganhou espaço na competição e atraiu os mais jovens. Os jogos eletrônicos, mesmo que sejam alvos de polêmicas, também é uma ideia da entidade, já que considerou E-sports como modalidade esportiva.

+ Transforme sua paixão pelo futebol em profissão. Descubra o caminho com o curso Gestor de Futebol!

Siga o Lance! no Google News