A etapa de Itabirito da Internacional Estrada Real Chaoyang terminou neste domingo, com vitórias de José Guilherme e Raiza Goulão nas provas de XCO, categoria Elite. A competição foi disputada no Alto do Cristo, organizada pela Avelar Sports, referência em organização de competições de mountain bike, e contou pontos para o ciclo olímpico.
No masculino, os ciclistas tiveram que dar oito voltas, contra sete no feminino. Cada volta tinha aproximadamente 3,9 km. Em ambas as provas, a primeira volta foi a start lap, que é menor e mais técnica e serviu para separar os pelotões dos atletas do Júnior e do Sub-23. Todos eles largaram juntos.
+ Maior da história do Brasil: veja títulos de Beatriz Ferreira, bicampeã mundial de boxe
José Gabriel, da Oggi, concluiu a sua prova em 1h15m32s, percorrendo 31.20 km. Ele foi seguido por Ulan Galinski, da Caloi, e Guilherme Muller, da Audax, que fecharam em 1h17m40s e 1h18m11s. Este foi o mesmo pódio da corrida de XCC do sábado (24). Portanto, houve "dobradinha" de José Gabriel.
- Foi uma prova muito desgastante, debaixo de muito sol. É uma pista muito traiçoeira e houve uma queda atrás de mim (de Luiz Henrique Cocuzzi, que terminou em quarto), o que acabou me ajudando. No final, desgastei um pouco e precisei me hidratar bastante - comentou José Gabriel.
Já no feminino, o pódio foi completado por Karen Olimpio, da Audax, e Isabella Lacerda, da Scott. Elas fecharam a prova, respectivamente, em 1h20m55s e 1h2148s. Goulão, ao contrário de José Gabriel, preferiu não competir no XCC, no sábado.
- Foi uma pista muito dura e difícil. No início, a estratégia foi de observar a movimentação das demais atletas e aos poucos colocar meu ritmo e abrir boa vantagem. No final, a Karen se aproximou, mas eu venci - destacou Goulão.
Depois da etapa de Itabirito, que teve todas as inscrições realizadas, a competição seguirá em Ouro Branco, de 19 a 21 de maio, e Arcos, de 28 a 30 de julho.