Ganhar três vezes o Mundial de Clubes de vôlei não é para qualquer um. O Conegliano (ITA), da ponteira Gabi, alcançou este feito ao derrotar o Tianjin Bohai Bank (CHI) por 3 sets a 0, na manhã deste domingo (22). O destaque da partida foi a sueca Haak, que comandou o ataque italiano com 25 pontos. Na disputa do terceiro lugar, o Praia Clube perdeu para o Vero Vôlei Milão.
➡️Retrospectiva 2024: os destaques do Brasil nas Olimpíadas de Paris
Conegliano vence anfitrião Tianjin
A final do Mundial chamou a atenção pelo volume de ataque de ambas equipes. As líberos Liwen Liu e De Gennaro foram destaque pela quantidade de bolas recuperadas, além de Gabi com mais uma bela atuação, varrendo o fundo da quadra — inclusive limitando a pontuação de Yingying Li, craque do Tianjin.
Nos últimos anos, o Conegliano marcou de vez seu espaço no Mundial de Clubes de vôlei. Além de 2024, a equipe havia chego a decisão da competição em 2019 e 2022, quando foi campeão, e em 2021, quando ficou em segundo após perder para o VakıfBank SK, da Turquia.
As parciais do confronto foram de 21/25, 15/25 e 20/25 e, com isso, o Conegliano se despede da competição sem perder nenhum set. Com a conquista, o time da brasileira Gabi se iguala ao Eczacıbaşı SK, também da Turquia, com três medalhas de ouro no campeonato mundial.
Praia Clube perde e fica em 4°
Bateu na trave, mais uma vez. O Praia Clube teve um bom começo de partida e deu a entender que brigaria de igual para igual com o Vero Vôlei Milão — tanto que o primeiro set terminou em 25 a 23 para as italianas, demonstrando equilíbrio. No entanto, o time europeu cresceu e, nas parciais seguintes, fechou em 16/25 e 13/25.
Principal nome do Vero, Paula Egonu demorou a se encontrar no jogo, mas quando o fez, cresceu em produção. A italiana foi o destaque da partida, anotou 22 pontos e foi a melhor no quesito.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Esta foi a terceira ocasião em que o Praia Clube disputou o terceiro lugar no Mundial de Clubes, assim como em 2018 e 2023. Não foi desta vez que a equipe mineira conseguiu superar e fazer a sua melhor campanha na competição.