Confederação retira chancela do NBB, e basquete nacional fica indefinido

NBB continua existindo e realizando jogos, mas deixa de ser torneio oficial e classificatório para competições internacionais

imagem cameraFranca é o atual campeão da liga de basquete nacional (Foto: Marcos Limonti/Sesi Franca)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 29/06/2023
17:28
Atualizado em 29/06/2023
23:52
Compartilhar

A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) retirou a chancela da Liga Nacional de Basquete (LND). Com essa decisão, o Novo Basquete Brasil (NBB), que é organizado pela LND, perde a condição de competição nacional. O anúncio aconteceu nesta quinta-feira (29), por meio de um comunicado assinado pelo presidente da organização, Guy Peixoto.

+ Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90

- Informamos que não são mais competições oficiais do Sistema CBB ou FIBA toda e qualquer competição que venha a ser realizada e/ou organizada pela LNB, como o NBB e a LDB - alega parte do documento.

Essa atitude da organização faz com que a liga continue existindo e siga organizando competições. No entanto, deixa de ser o torneio oficial e classificatório para competições internacionais. A tendência é que caso não haja nenhuma ação no caso, é que a CBB organize o próximo Campeonato Brasileiro de basquete. Desde o último ano, a CBB e a NBB travam batalhas judiciais.

- A Liga Nacional de Basquete lamenta a decisão da Confederação Brasileira de Basketball em retirar a chancela do NBB. A LNB mantém sua posição de manutenção do diálogo a fim de encontrar uma solução conciliatória para o caso, o que entende ser o melhor para o contínuo crescimento do nosso esporte. O NBB é um campeonato consolidado, caminhando para a sua 16ª edição a partir de outubro de 2023 reafirmando sempre o respeito aos seus torcedores, patrocinadores, atletas e toda a comunidade que forma o ecossistema do basquetebol. Os clubes que formam a Liga Nacional de Basquete reiteram seu compromisso com o fomento e o desenvolvimento da modalidade no Brasil - diz o comunicado da LNB lamentando o caso.

(Foto: Reprodução/CBB)

Siga o Lance! no Google News