O último capítulo de uma linda história terminou da melhor forma possível. Na última quinta-feira, Luisa Stefani e Rafael Matos conquistaram o Australian Open, primeiro Grand Slam da temporada. Dentro das categorias de duplas, eles se tornaram os primeiros brasileiros juntos a erguerem o troféu de uma das quatro competições mais importantes do tênis. Antes, outros tenistas do país venceram competições ao lado de estrangeiros.
Marcada por conquistas especialmente na categoria de duplas femininas, a paulista de 25 anos conquistou o primeiro Grand Slam de sua carreira. Dessa forma, o LANCE! apresenta a trajetória de Luisa Stefani, medalhista olímpica e vencedora da competição mais importante do início da temporada.
+ Franca x Flamengo: data, horário e onde assistir à final do Super 8
Pioneirismo é uma palavra conhecida por Luisa Stefani. Natural de São Paulo, a atleta começou a praticar tênis quando criança e se mudou para a Flórida aos 14 anos. Nos EUA, treinou para competir nos Grand Slams e se destacou dentro de quadra, chegando às semifinais do Roland Garros, em 2014.
Na categoria profissional, Luisa se notabilizou nas modalidades de duplas femininas e mistas. Desde 2015, ela se entregou às competições profissionais das categorias e obteve grandes resultados, sobretudo pelo seu país.
Nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019, a atleta ficou com o bronze ao lado de Carolina Meligeni Rodrigues Alves. Dois anos, veio o maior resultado de Luisa na carreira: pelo Time Brasil, ficou com o bronze dos Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria de duplas femininas com Laura Pigossi. Dessa forma, as duas conquistaram o Prêmio Brasil Olímpico, em 2021, na modalidade tênis.
Do final de 2021 até setembro de 2022, Luisa precisou se recuperar de uma grave lesão sofrida no joelho. Porém, desde que retornou às quadras, acumulou bons resultados e subiu mais de 180 posições no ranking mundial.
Atualmente, aos 25 anos, Luisa Stefani ocupa a 34ª posição do ranking mundial de duplas da WTA. Uma semana antes do início do Australian Open, a atleta se sagrou campeã do Aberto de Adeleide, também em solo australiano. Ela fez parceria com a norte-americana Taylor Townsend.
Luisa só participou do Australian Open na categoria de duplas mistas. Ela havia fechado parceria com a norte-americana Caty McNally, mas a atleta estrangeira desistiu horas antes da estreia.
No Brasil, ela está atrás apenas de Bia Haddad Maia, principal tenista do cenário brasileiro, que ocupa a 17ª posição da categoria. Com a conquista do Grand Slam, a tendência é que Luisa Stefani suba posições.
Ao lado de Rafael Matos, Luisa Stefani venceram a final do Australian Open sobre os indianos Sania Mirza e Rohan Bopanna por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 e 6/2. Os brasileiros venceram cinco duelos para conquistar a taça.