Conheça Luisa Stefani, medalhista olímpica e campeã do Australian Open de duplas mistas

Tenista conquista Aberto da Austrália ao lado de Rafael Matos; atleta possui medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio

imagem cameraLuisa Stefani e Rafael Matos em ação no Aberto da Austrália (Tennis Australia)
Avatar
Lance!
Melbourne (AUS)
Dia 26/01/2023
14:08
Atualizado em 27/01/2023
16:58
Compartilhar

O último capítulo de uma linda história terminou da melhor forma possível. Na última quinta-feira, Luisa Stefani e Rafael Matos conquistaram o Australian Open, primeiro Grand Slam da temporada. Dentro das categorias de duplas, eles se tornaram os primeiros brasileiros juntos a erguerem o troféu de uma das quatro competições mais importantes do tênis. Antes, outros tenistas do país venceram competições ao lado de estrangeiros.

Marcada por conquistas especialmente na categoria de duplas femininas, a paulista de 25 anos conquistou o primeiro Grand Slam de sua carreira. Dessa forma, o LANCE! apresenta a trajetória de Luisa Stefani, medalhista olímpica e vencedora da competição mais importante do início da temporada.

+ Franca x Flamengo: data, horário e onde assistir à final do Super 8

Pioneirismo é uma palavra conhecida por Luisa Stefani. Natural de São Paulo, a atleta começou a praticar tênis quando criança e se mudou para a Flórida aos 14 anos. Nos EUA, treinou para competir nos Grand Slams e se destacou dentro de quadra, chegando às semifinais do Roland Garros, em 2014. 

Na categoria profissional, Luisa se notabilizou nas modalidades de duplas femininas e mistas. Desde 2015, ela se entregou às competições profissionais das categorias e obteve grandes resultados, sobretudo pelo seu país.

Nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019, a atleta ficou com o bronze ao lado de Carolina Meligeni Rodrigues Alves. Dois anos, veio o maior resultado de Luisa na carreira: pelo Time Brasil, ficou com o bronze dos Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria de duplas femininas com Laura Pigossi. Dessa forma, as duas conquistaram o Prêmio Brasil Olímpico, em 2021, na modalidade tênis.

Laura Pigossi e Luisa Stefani no pódio das Olimpíadas de Tóquio (Foto: Wander Roberto/COB)

Do final de 2021 até setembro de 2022, Luisa precisou se recuperar de uma grave lesão sofrida no joelho. Porém, desde que retornou às quadras, acumulou bons resultados e subiu mais de 180 posições no ranking mundial.

Atualmente, aos 25 anos, Luisa Stefani ocupa a 34ª posição do ranking mundial de duplas da WTA. Uma semana antes do início do Australian Open, a atleta se sagrou campeã do Aberto de Adeleide, também em solo australiano. Ela fez parceria com a norte-americana Taylor Townsend.

Luisa só participou do Australian Open na categoria de duplas mistas. Ela havia fechado parceria com a norte-americana Caty McNally, mas a atleta estrangeira desistiu horas antes da estreia.

No Brasil, ela está atrás apenas de Bia Haddad Maia, principal tenista do cenário brasileiro, que ocupa a 17ª posição da categoria. Com a conquista do Grand Slam, a tendência é que Luisa Stefani suba posições.

Ao lado de Rafael Matos, Luisa Stefani venceram a final do Australian Open sobre os indianos Sania Mirza e Rohan Bopanna por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 e 6/2. Os brasileiros venceram cinco duelos para conquistar a taça.

Siga o Lance! no Google News