Para ser atleta, é necessário muito mais do que habilidades físicas. Um bom condicionamento físico não tem valor se não for um grande aliado da determinação, disciplina, responsabilidade e paixão pelo que faz.
Rodrigo Alemão, atleta de Wheeling, mais conhecido no Brasil como “Grau”, tem se dedicado à corrida de rua e pretende participar da tradicional Corrida de São Silvestre, na capital paulista, no dia 31 de dezembro. Ele detalha como tem sido sua preparação física e dá dicas para quem quer se tornar atleta.
“O esporte que já pratico, o wheeling, requer que eu tenha uma boa capacidade cardiorrespiratória e a corrida me dá essa condição. Por isso me motivei a praticar também a corrida de rua. Confesso que estou bem animado com esse novo momento e ansioso para que chegue logo a São Silvestre” afirma o esportista.
A planilha de treino de corrida de Rodrigo tem quatro sessões semanais.
“Além de correr quatro vezes na semana, faço musculação, fortalecimento funcional, alongamento e aquecimento e possuo uma alimentação regrada, tudo isso com o acompanhamento de uma nutricionista e um profissional de educação física”.
Rodrigo segue uma cartilha de corrida que sempre compartilha com amigos e nas suas redes sociais:
- Primeiro de tudo é procurar um médico para saber como está a saúde;
- Usar um bom par de tênis;
- Se possível, usar um relógio ou medidor de frequência cardíaca;
- Fazer parte de um grupo de corrida para aumentar a motivação;
- Optar por treinos ao ar livre;
- Trabalhar mente e a parte física;
- Correr pelo menos 3 vezes na semana entre 5 a 14 km;
- Ir aumentando gradualmente a distância semanalmente;
- Repetir os números de km percorridos a cada 15 dias;
- Lembrando claro do fortalecimento do corpo em intervalo com a corrida principalmente os membros inferiores e abdominal, incluir alongamento e educativos de corrida;
- Ter uma boa alimentação e beber bastante água.