A cidade de São Paulo será palco no dia 9 de julho do MOV – Família em Movimento, evento esportivo para crianças de 3 a 12 anos que será realizado no CEPEUSP – Centro de Práticas Esportivas da USP. Cerca de três mil crianças são esperadas para o evento, cujo foco é a integração familiar em torno do esporte.
No MOV, as crianças poderão participar de forma lúdica e com o acompanhamento de instrutores de até quatro atividades: corridinha, bike, corridinha de obstáculos e skate. Na hora da inscrição, é possível escolher a participação em duas ou em quatro atividades.
O valor para participar de duas modalidades é de R$ 20; já o combo com as quatro atividades sai por R$ 40. As inscrições para o MOV – Família em Movimento já estão abertas e podem ser feitas por meio do site.
As baterias são divididas por faixa etária para que todos possam participar com coleguinhas com desenvolvimento físico e motor similares. Além disso, o cronograma do evento é montado de forma que todos os pequenos possam participar de todas as atividades.
Além disso, a prova oferece, de modo gratuito, o acesso a um espaço de jogos e brincadeiras por parte das crianças para garantir ainda mais diversão aos pequenos! Para os pais, haverá exposições e apresentações sobre a importância da atividade física, conscientizando sobre a importância do esporte no desenvolvimento humano.
Crianças devem praticar atividades físicas, isso é fato. Porém, para os pequenos, a prática deve ser feita sempre de forma lúdica, ou seja, unindo diversão aos momentos de movimento. Se a corrida for a escolha, ela deve ser feita em forma de brincadeira e sempre adequada à capacidade da criança.
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, “O objetivo deve priorizar integralmente os benefícios de sua prática não só em termos de saúde, mas também criar hábitos e interesse pelo exercício físico, integração da criança e do adolescente e nunca a discriminação, a exaustão e o isolamento social”.
Isso quer dizer que a criança deve ser incentivada à prática, mas nunca cobrada quanto a uma regularidade que ela não demonstre vontade de ter e muito menos com relação a resultados ou objetivos distantes de sua realidade.
“O importante é que essa prática esteja adequada à idade, respeitando-se as aptidões e limitações de cada idade e indivíduo. Quanto mais cedo a criança for estimulada à prática de exercícios, mais duradoura e indispensável será a sua vida esportiva”, orienta o órgão.
As modalidades
Corrida infantil: é disputada em percurso de 50m a 400m de acordo com a idade. As baterias serão divididas ao longo do dia com divisões por idade, começando com os mais novos.
Corrida de obstáculos: tem percursos de até 10 obstáculos com quantidades e níveis de dificuldade diferentes de acordo com a idade. As baterias serão divididas ao longo do dia com divisões por idade, começando com os mais novos.
Corrida de bike: conta com percursos e distâncias diferentes de acordo com a idade. As baterias serão disputadas em bikes cedidas pela organização e serão divididas ao longo do dia com divisões por idade, começando com os mais novos.
Clínica de skate: serão ministradas clínicas de 30 minutos com aproximadamente 20 crianças por período. As clínicas serão divididas ao longo do dia com divisões por idade, começando com os mais novos.