CrossFit é esporte? Como funciona a competição? Quais são as regras?

Uma das modalidades mais disputadas do país, tem seus questionamentos por aqueles que não o praticam

imagem cameraCrossfit ganha espaço entre os brasileiros (Foto: Divulgação)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 11/09/2023
10:40
Compartilhar

O CrossFit é uma modalidade que é crescente e se consolidou no Brasil. Em cada esquina temos academias oferecendo este produto e cada vez mais novos amantes desta categoria. Segundo dados da Crossfit Inc. de 2019, nosso país possui a segunda maior concentração de academias afiliadas ao Crossfit: 1.177.

No entanto, fica a pergunta que todos tem uma certa curiosidade, esta modalidade é esporte? A resposta é Não.

+Sophia Medina relata como inclusão nos Jogos Olímpicos fez o surfe ser levado mais a sério no Brasil

CROSSFIT É ESPORTE?

De acordo com o Estatuto do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) em seu nono artigo, e segundo parágrafo, diz que o crossfit não é institucionalizado, com isso, por muitos é considerado apenas como uma atividade física.

- § 2º – O termo desporto/esporte compreende sistema ordenado de práticas corporais que envolve atividade competitiva, institucionalizada, realizada conforme técnicas, habilidades e objetivos definidos pelas modalidades desportivas segundo regras pré-estabelecidas que lhe dá forma, significado e identidade, podendo também ser praticado com liberdade e finalidade lúdica estabelecida por seus praticantes, realizado em ambiente diferenciado, inclusive na natureza (jogos: da natureza, radicais, orientação, aventura e outros). A atividade esportiva aplica-se, ainda, na promoção da saúde e em âmbito educacional de acordo com diagnóstico e/ou conhecimento especializado, em complementação a interesses voluntários e/ou organização comunitária de indivíduos e grupos não especializados - diz.

+ Henrique Avancini anuncia aposentadoria e não estará nos Jogos Olímpicos de Paris

Do ponto do direito esportivo, para a caracterização do esporte, existem três elementos que se dialogam entre si: Método, competitividade e práticas corporais. Além disso, o controle antidoping das competições da modalidade não respeitam a Agência Mundial de Anti-Doping, a WADA - sigla em inglês -

COMO FUNCIONA A COMPETIÇÃO?

Mesmo não sendo esporte pelo CONFEF, o CrossFit tem uma competição anual chamada "CrossFit Games", quue acontece durante vários dias e reúne os melhores atletas da modalidade do mundo. Os participantes cometem em uma variedade de exercícios e tipos de treino, incluindo levantamento de peso, ginástica e endurance, com o objetivo de serem coroados como o "Homem mais Fittest" e a "Mulher mais Fittest" do mundo.

+ Sophia Medina quer escrever a própria história no surfe: ‘Vou provar que não sou só a irmãzinha do Gabriel Medina’

Além desta modalidade, há outras que não são consideradas esporte, no entanto, tem competições, como é o caso do Xadrez e dos famosos torneios de quem come mais um certo tipo de alimento.

QUAIS SÃO AS REGRAS?

Como não é considerado um esporte pelo Conselho Federal de Educação Física, logicamente não tem regras oficiais. No entanto, há princípios motivacionais como:

Seja honesto(a). Embora a pontuação esteja no placar, você está realmente apenas competindo contra si mesmo.

Dê o seu melhor todos os dias e saiba que o seu melhor mudará dia após dia.

Não seja aquela pessoa incômoda.

Motive seu companheiro(a). Acredite, todo mundo precisa de ajuda às vezes.

Seja social. Apresente-se a quem estiver começando. Faça um novas amizades.

Deixe seu ego na porta. Isso quer dizer: ali somos parceiros e não inimigos, principalmente durante o WOD. Aliás, o WOD é geralmente mais difícil do que parece.

Trabalhe em suas fraquezas, porque habilidades precisam de sua atenção total.

Seja paciente com seu progresso, algumas coisas levam tempo.

Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90

Siga o Lance! no Google News